Os cinco municípios gaúchos com segundo turno ofertarão transporte coletivo gratuito no domingo (27) de eleições. Além de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria, o governo do Rio Grande do Sul garantiu passe livre intermunicipal das 8h do sábado (26) às 8h da segunda-feira (28).
• LEIA TAMBÉM: Mais de 2 milhões de gaúchos retornam às urnas no domingo para escolher prefeito e vice
No caso de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) montou uma operação especial de transporte público e trânsito. As equipes serão reforçadas e estarão presentes nas áreas de maior movimentação de eleitores para auxiliar na livre circulação e garantir a segurança viária. A isenção da tarifa do transporte é válida para todos os usuários de ônibus.
Já em Caxias do Sul, qualquer cidadão poderá fazer uso do ônibus sem pagar a tarifa, independente do horário. Este será o último dia de passe livre em 2024 no município, tendo em vista que a isenção foi ofertada no primeiro turno e também em 1º de maio, quando comemorou-se o Dia do Trabalhador.
Em Canoas, seis linhas estarão com coletivos circulando os bairros e os locais de votação de 15 em 15 minutos. O serviço tem início às 8h e se estende até 17h, justamente no período em que a população pode exercer seu direito ao voto.
Pelotas terá, além do passe livre durante todo o dia, um aumento de 33% da frota de ônibus da tabela normal de domingos. Além disso, na zona rural, a linha Maciel terá acréscimo de quatro horários – dois de ida e dois de volta.
Em Santa Maria também saiu decreto confirmando o passe livre.
Os municípios têm o dever de ofertar a gratuidade em razão de uma decisão de 2023 do Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê que os municípios devem garantir transporte público gratuito e com frequência compatível com a dos dias úteis nos domingos de eleição.