Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 06 de Outubro de 2024 às 17:28

Mais de 200 urnas precisaram ser trocadas ou reinicializadas no RS

Resultado deve ser divulgado até meia-noite em todos os municípios

Resultado deve ser divulgado até meia-noite em todos os municípios

FABRINE BARTZ/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
Além do tempo firme na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, o primeiro turno das eleições municipais foi marcado por ocorrências que variam de boca de urna até agressão a mesária, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). O último balanço, divulgado às 16h deste domingo (6), indica que das 30 mil urnas eletrônicas disponíveis, 133 precisaram ser trocadas no Estado, outras 85 foram reinicializadas.Os principais pontos com troca de urnas eletrônicas, no entanto, ainda não foram divulgados. A informação deve ser publicada ao longo desta semana. “Foram relatados apenas danos operacionais”, destaca o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Ao longo deste domingo, o desembargador visitou diferentes pontos da cidade, incluindo a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), um dos maiores colégios eleitorais. “Uma das coisas que merece destaque é que não houve nenhum caso de votação manual e esperamos que siga assim até o final”, avalia o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Durante a coletiva de imprensa, o desembargador reforçou a agilidade da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil na troca de urnas.
Além do tempo firme na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, o primeiro turno das eleições municipais foi marcado por ocorrências que variam de boca de urna até agressão a mesária, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). O último balanço, divulgado às 16h deste domingo (6), indica que das 30 mil urnas eletrônicas disponíveis, 133 precisaram ser trocadas no Estado, outras 85 foram reinicializadas.

Os principais pontos com troca de urnas eletrônicas, no entanto, ainda não foram divulgados. A informação deve ser publicada ao longo desta semana. “Foram relatados apenas danos operacionais”, destaca o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Ao longo deste domingo, o desembargador visitou diferentes pontos da cidade, incluindo a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), um dos maiores colégios eleitorais.

“Uma das coisas que merece destaque é que não houve nenhum caso de votação manual e esperamos que siga assim até o final”, avalia o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Durante a coletiva de imprensa, o desembargador reforçou a agilidade da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil na troca de urnas.
• Leia também: Acompanhe a apuração das eleições municipais no RS

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP), 83 ocorrências foram registradas ao longo do primeiro dia de votação, sendo 40 de boca de urna. Destas, cinco foram registradas em Porto Alegre. Charqueadas, Guaíba, Gravataí e Caxias do Sul registram, respectivamente, três casos. Já Bagé, São João da Urtiga, Campinas do Sul e Sertão contabilizam cinco casos de compra de votos.

Capão da Canoa, no Litoral, registrou uma ação envolvendo uma passeata de dois candidatos. Segundo o presidente do TRE-RS, a atividade “foi solucionada pela Polícia Civil, pela Brigada Militar e pela Polícia Federal, que resolveu imediatamente”. Em Santa Maria, na Região Central do Estado, foi registrada uma ocorrência de lesão corporal, quando uma mesária na Escola Castro Alves foi agredida com um soco no peito por uma eleitora que aguardava para votar. A agressão ocorreu após a eleitora ser orientada pela mesária a aguardar sua vez para utilizar a urna de votação. Além disso, Canoas, na Região Metropolitana, registrou um caso de homicídio, mas sem ligação com o cenário eleitoral.

Ainda no começo do dia, 14 pontos registraram falta de energia elétrica, mas “devido à autonomia das urnas eletrônicas” foi possível dar continuidade nos procedimentos eleitorais sem prejuízos.

O resultado nos 497 municípios gaúchos deve ser divulgado ao final até meia-noite.

Notícias relacionadas