Atuando como mesária há quatro eleições, a servidora pública Janaina Dorneles, 52 anos, afirma sentir a obrigação moral de participar ativamente da festa da democracia. Farmacêutica de formação, ela exercia a função de presidente de mesa durante este domingo (6), em uma das cinco seções da Escola Estadual Luciana de Abreu.
"O processo eleitoral é um ato cívico, um momento muito importante para toda a nossa sociedade. Eu, por trabalhar no setor público e ser paga mensalmente pelo Estado, sinto uma necessidade, quase que uma obrigação, de ajudar e participar ativamente deste dia", explica.
Antes, Janaína havia atuado três vezes no mesmo local, mas como primeira mesária. Dessa vez, as atribuições aumentaram, mas o trabalho voluntário foi facilitado por um movimento tranquilo nas seções da escola.
"Não tivemos problemas. As pessoas vieram de formas esparsa durante todo o dia, o que facilitou o nosso trabalho e evitou a formação de filas", destaca.
Caso haja segundo turno, a servidora pública já garante, com um sorriso no rosto, que estará no mesmo local atuando "a serviço das pessoas".