A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou que há 690 incêndios no Brasil atualmente, dos quais aproximadamente 290 incêndios foram extintos. Ainda de acordo com a ministra, 179 incêndios foram controlados, 108 incêndios estão sob combate, e cerca de 106 incêndios estão ativos e sem combate. As declarações ocorreram em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto.
• LEIA TAMBÉM: Lula: Marina vai apresentar série de propostas que vamos transformar em leis, decretos e MP
"Esses incêndios não têm combate, ou porque estão em área remota, ou porque os nossos equipamentos têm dificuldade de acesso", declarou.
Na ocasião, Marina ressaltou que o Brasil vive uma das piores secas do mundo e que apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina não estão nessa situação.
Segundo Marina, mesmo com a proibição do uso do fogo em território nacional, há pessoas que "continuam ateando fogo". A ministra afirmou que o processo de monitoramento dos incêndios é "de grande complexidade" e que "o governo fez esforços necessários" pata executar ações preventivas às queimadas.