Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 13 de Agosto de 2024 às 13:34

Disputa para prefeitura de Rio Grande tem quatro candidatos

Rio Grande é o décimo maior colégio eleitoral do Estado, com 154.931 eleitores

Rio Grande é o décimo maior colégio eleitoral do Estado, com 154.931 eleitores

Divulgação Portos RS/JC
Compartilhe:
Lívia Araújo
Lívia Araújo Repórter
Rio Grande, décimo maior colégio eleitoral do Estado, com 154.931 eleitores, conta com quatro chapas na disputa à prefeitura do município do extremo Sul do RS. As duas candidaturas que contam com o apoio de coligações pertencem ao MDB do atual prefeito Fábio Branco, e da petista Darlene Torrada, cada uma com oito partidos no total. Inicialmente, o nome inscrito pelo PT era o de Halley Lino de Souza, que optou por desistir do pleito devido a problemas de saúde. 
Rio Grande, décimo maior colégio eleitoral do Estado, com 154.931 eleitores, conta com quatro chapas na disputa à prefeitura do município do extremo Sul do RS. As duas candidaturas que contam com o apoio de coligações pertencem ao MDB do atual prefeito Fábio Branco, e da petista Darlene Torrada, cada uma com oito partidos no total. Inicialmente, o nome inscrito pelo PT era o de Halley Lino de Souza, que optou por desistir do pleito devido a problemas de saúde
Fábio Branco (MDB) busca a reeleição e tem como vice Cláudio Diaz, do PP, que contam com o apoio de outros seis partidos: Republicanos, Podemos, PRD, União Brasil e a Federação PSDB e Cidadania.
Outra coligação numerosa é a que apoia Darlene Torrada (PT) e o vice Paulo Renato Mattos Gomes, conhecido como Renatinho (PSB). Além da Federação PT, PCdoB e PV, apoiam a candidatura o PSB do vice, PSD, Avante, PDT e Solidariedade.
A eleição em Rio Grande conta também com duas chapas chapas puras: a de Renato Lima e Márcia Santos, do Novo; a dos candidatos Cláudio Esperon, conhecido como Dr. Esperon e Maicon Sulivan Duarte, o Sulivan, ambos do Democracia Cristã; 
No caso do PL, apesar de Daniel Borges, com Aline Mello na vice, ter realizado o registro da candidatura dentro do prazo legal, em 2 de agosto Borges desistiu da candidatura para apoiar Fábio Branco. 
No caso das eleições proporcionais, há 276 registros de candidatura para vereador no município. 
Junto com os registros dos pré-candidatos à prefeitura, os partidos também enviaram à Justiça Eleitoral as respectivas propostas de governo. 
A proposta da coligação encabeçada pelo PT tem 99 páginas, com propostas divididas em oito eixos. No documento, a candidatura “se apresenta como herdeira dos legados do prefeito Alexandre Lindenmeyer, cujos avanços sociais serão resgatados dos escombros do atual governo”.
Fábio Branco apresenta as principais propostas de seu governo em um documento de 15 páginas, divididas em quatro eixos estratégicos, além de prestar contas das ações realizadas em seu primeiro mandato. Na apresentação do plano, o candidato fala que as dificuldades já enfrentadas apresentam "um aprendizado importante: uma boa gestão pública, seja ela municipal, estadual ou federal, passa necessariamente por parcerias e integração, tanto interna quanto externa".
O plano de governo do Novo tem 12 páginas, com propostas divididas em 14 segmentos. Segundo a candidatura, é “um plano de ação verdadeiro onde o cidadão será valorizado, tendo independência de tomar o seu próprio destino, prosperando numa cidade que proporcione oportunidades”
Os candidatos do DC apresentaram um plano de governo com sete páginas e tópicos divididos em 14 áreas, entre as quais a saúde, que conta com o maior número de propostas.
 
  |

 

* Halley de Souza (PT) desistiu da candidatura e foi substituído por Darlene Torrada (PT)

Notícias relacionadas