Porto Alegre deverá ter um vereador a menos em 2025. A redução de 36 para 35 cadeiras se dá por uma determinação legal do Ministério Público, visto que a população do município reduziu no último censo do IBGE o deixando 1,29% abaixo da margem constitucional para a manutenção da 36ª vaga. A efetivação da mudança depende da aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal que será realizada apenas após o fim das convenções partidárias, podendo alterar a nominata anunciada por cada partido.
O número de candidatos que podem ser inscritos por cada sigla é de até 100% do número de vagas disponíveis na Câmara, mais um. Nas convenções partidárias, portanto, os partidos têm apresentado até 36 candidatos à nominata, visto que haverá 35 cadeiras no parlamento municipal. Até o momento, Solidariedade e Podemos apresentaram nominata completa nas suas convenções.
Por ser um projeto que altera uma lei orgânica do município, é necessário que a votação aconteça em dois turnos. A primeira apreciação ocorreu na última sessão que antecedeu o recesso legislativo, em 15 de julho. No entanto, a segunda votação apenas deve ocorrer no retorno das sessões, em 5 de agosto, o mesmo dia em que as convenções finalizam. O registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá ser realizado até 15 de agosto.
Além de Porto Alegre, outras cidades também devem perder cadeiras no legislativo municipal devido ao decréscimo populacional: Canguçu, Soledade e Candelária. Diferentemente da capital gaúcha, os demais municípios já aprovaram os respectivos projetos e promulgaram a redução de cadeiras no legislativo.
Em Candelária, a lei orgânica municipal não citava um número específico de vereadores, apenas o trecho da Constituição Federal que determina a proporcionalidade em relação à população. Assim, a redução ocorre de forma automática sem a necessidade de aprovação de um projeto na Câmara. No Brasil, outros 134 municípios precisarão reduzir o número de vagas nas respectivas câmaras municipais devido à queda populacional. Entre eles, está a capital de Pernambuco, Recife.