Enquanto as executivas nacional e estadual do PSDB defendem a indicação do ex-prefeito Nelson Marchezan Jr. à disputa eleitoral em Porto Alegre, o Cidadania, ao qual os tucanos são federados, quer apoiar a reeleição de Sebastião Melo (MDB). Neste sábado (27), a deputada federal do partido Any Ortiz marcou presença na convenção partidária que oficializou o atual prefeito como candidato à reeleição na Capital.
A federação PSDB-Cidadania precisa definir se terá candidato próprio ou integrará outra chapa. Por estarem federadas, as siglas não podem formalizar indicações e apoios individualmente pois, diante da Justiça Eleitoral, são considerados um partido único.
"Não tem o apoio formal da nossa federação, até porque ainda tem uma discussão dentro da federação. O PSDB, que tem 70% da executiva da federação, tem ainda uma expectativa de candidatura própria, mas isso não tem relação, por exemplo, com a nossa amizade, respeito e de parceria de muitos anos com Melo", disse a deputada federal Any Ortiz.
A parlamentar estava inclusive sendo cotada para encabeçar uma eventual chapa da federação, mas afirmou não ter sido procurada formalmente em nenhum momento. "Até pelo prazo, eu já descartei (concorrer à prefeitura de Porto Alegre), até porque uma candidatura majoritária em uma capital com toda a complexidade que tem essa eleição em Porto Alegre, e o que nós passamos em função da enchente, não pode ser uma candidatura sem planejamento, sem uma composição que vá conduzindo o processo", afirmou Ortiz.
O vice-presidente da federação PSDB-Cidadania, vereador da Capital Cassiá Carpes, reafirmou a posição de sua correligionária sobre apoio a Melo na Capital. "Nós sentimos que a maioria absoluta do nosso grupo de pré-candidatos, e eu vereador, estamos todos vinculados há bastante tempo ao governo Melo, então esta semana vai ser muito importante para nós, porque há uma vontade expressada em nossas reuniões de que todos querem o apoio para o Melo", afirmou o parlamentar.