O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) foi confirmado como candidato à reeleição neste sábado (27), em convenção partidária de seu partido na Amrigs. O evento oficializou a chapa composta por Melo e a ex-tenente-coronel do Exército Betina Worm (PL) para a disputa de reeleição ao Paço Municipal em 2024.
O evento também indicou os candidatos a vereador da Capital do MDB, PSD, PRD e PP, e contou com a participação de diversos políticos que declararam apoio à candidatura do atual chefe do Executivo municipal. As siglas que realizaram convenção partidária junto a Melo integram a coligação "Estamos juntos, Porto Alegre", que busca reeleger o atual prefeito de Porto Alegre.
Além destes partidos, integram a campanha pela reeleição de Melo o PL - da candidata a vice Betina Worm -, o Solidaredade e o Podemos. O atual prefeito ainda busca apoios de outras siglas, como é o caso do Cidadania, que precisa negociar a sua posição com o PSDB por estar federado à legenda, o União Brasil, que tem o deputado estadual Thiago Duarte como pré-candidato, e o Republicanos. "O tempo de cada partido deve ser respeitado, mas até o dia 5 (de agosto, prazo para realização de convenções partidárias) ainda tem muita conversa", disse Melo no evento.
Ao discursar na convenção, Sebastião Melo enfatizou que a eleição que está por vir em Porto Alegre deve ser disputada em dois turnos, e a prioridade da campanha estar entre os dois candidatos mais votados no 1º turno, marcado para 6 de outubro. "Um pilar fundamental para ganhar uma eleição é calçar a sandália da humildade, e portanto esta é uma eleição de 2º turno", disse o atual prefeito, sem mencionar nominalmente a concorrente que melhor pontua nas pesquisas eleitorais, Maria do Rosário (PT), que teve sua candidatura oficializada neste mesmo sábado.
O prefeito também destacou a expectativa de trabalhar com Betina Worm caso seja reeleito, tendo em vista que o atual vice Ricardo Gomes (PL) anunciou que não seria candidato à reeleição. ""Nós vamos dividir responsabilidades, aquilo que eu fiz sempre com o Ricardo. Eu tenho certeza que ela traz experiência e disciplina, e isso ajuda muito na administração pública, que é muito complexa", disse Melo sobre sua candidata a vice. Ele ainda contou como foi construída a indicação de Worm: "Foi uma construção feita pelo PL, nós conversamos com os partidos, e tenho certeza absoluta que a Betina, a partir de hoje, não é candidata do PL, e sim da coligação".
Em entrevista coletiva realizada após a convenção, Betina disse ter ficado surpresa com o convite para ser candidata a vice. "Vou completar em fevereiro 25 anos de Exército, e estava pensando no que iria fazer ano que vem. Nunca pensei que eu poderia cobiçar algo como o que está acontecendo agora. Então, o convite do PL caiu como uma luva, porque entre a dúvida do que fazer ano que vem e surgir uma oportunidade sensacional dessas, o que mais eu poderia querer?", questionou Worm.
Além de Sebastião Melo e Betina Worm, discursaram no evento os presidentes municipais dos partidos envolvidos na conveção. Wambert Di Lorenzo (PRD), Vitor Alcântara (PP), Alexandre Borck (MDB) e Cláudia Araújo (PSD) reafirmaram apoio à reeleição do atual prefeito de Porto Alegre e apresentaram os candidatos a vereador de suas respectivas siglas.