Em meio a indefinições do PSDB para definir um candidato próprio para a disputa eleitoral em Porto Alegre, o ex-prefeito da Capital Nelson Marchezan Jr. (PSDB, 2017-2020) esteve reunido nesta quinta-feira (25) com o presidente nacional do partido, Marconi Perillo. No encontro, o dirigente manifestou o interesse da sigla de que o ex-chefe do Executivo volte a concorrer ao Paço Municipal nas eleições de 2024.
• LEIA TAMBÉM: Nelson Marchezan trata de candidatura à prefeitura de Porto Alegre com presidente nacional do PSDB
Após a reunião com Marchezan, Perillo respondeu à reportagem do Jornal do Comércio, de forma online, o que foi debatido no encontro:
Jornal do Comércio - O que foi tratado na reunião com o ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan?
Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB - Tivemos uma conversa muito boa. Eu falei para ele do interesse que todos nós - tanto na direção nacional, quanto na estadual, do governador Eduardo Leite - temos em relação à candidatura dele à prefeitura de Porto Alegre. Ele foi um excelente prefeito em todos os aspectos. Deixou PPPs e projetos muito bem encaminhados de prevenção a acidentes climáticos. Foi uma conversa boa. Ele tem disposição, mas depende muito das tratativas em relação a alianças e tratativas locais.
JC – Confirma interesse do PSDB nacional de que Marchezan seja o candidato do partido em Porto Alegre?
Perillo - O PSDB nacional tem todo interesse que ele seja candidato à prefeitura de Porto Alegre.
JC - Tendo em vista os prazos eleitorais, o que falta para definir o nome para a disputa em Porto Alegre?
Perillo - O prazo é até o dia 5 de agosto, temos tempo ainda, e nós esperamos, temos boas expectativas de que Marchezan aceite ser candidato à prefeitura.
JC - Qual a importância para o PSDB em ter candidatos próprios em capitais como Porto Alegre?
Perillo - Nós teremos candidatos em 10 capitais, e para nós é fundamental que Porto Alegre tenha um candidato a prefeito, que possa vencer, e um candidato qualificado, como é o caso do Nelson Marchezan.
PSDB precisa negociar candidatura com Cidadania
Além de esperar que Nelson Marchezan aceite concorrer à prefeitura de Porto Alegre, o PSDB precisa acertar o nome que se candidatará à eleição na Capital com o Cidadania, partido ao qual a sigla é federada. As legendas não podem ter dois candidatos em chapas diferentes disputando a mesma majoritária.
Para os tucanos, a preferência pelo nome de Marchezan já está definida. Há pouco menos de um mês, no início de julho, a Executiva estadual do PSDB emitiu nota reeiterando este interesse. Apesar disso, são cotados para concorrer ao Paço Municipal pela federação PSDB-Cidadania deputada federal Any Ortiz (Cidadania), o deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) e o ex-deputado estadual Mano Changes (PSDB).