As convenções partidárias são os eventos que confirmam os nomes que concorrerão às eleições. Neste ano, em que são escolhidos vereadores e prefeitos, o período para isso vai de 20 de julho a 5 de agosto, com o registro das candidaturas devendo ser realizado até 10 dias depois. Em Porto Alegre, a maioria dos partidos já definiu as datas das suas convenções, que devem se concentrar nos dois últimos finais de semana do prazo.
O Podemos deve ser o primeiro partido a ter seus nomes à vereança conhecidos e a declarar apoio à candidatura do prefeito Sebastião Melo (MDB), visto que sua convenção será realizada já no primeiro dia, em 20 de julho, às 13h, no Hotel Embaixador.
Na sexta-feira, dia 26, a federação formada por PSOL e Rede se reunirá às 18h no Centro de Eventos Barros Cassal. Na ocasião, deverá ser confirmado o nome de Tamyres Filgueira (PSOL) como candidata a vice na chapa encabeçada pela deputada federal Maria do Rosário (PT).
A petista, por sua vez, terá sua indicação oficializada no dia 27, sábado, às 10h, no ginásio da Associação Cristã de Moços (ACM). A mesma data será ocupada pelo seu principal adversário no pleito, o atual prefeito da Capital, que deve realizar seu evento no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), às 12h. A convenção do MDB de Melo será em conjunto com a de outros partidos aliados: PP, PSD e PRD.
Com posicionamentos políticos bastante diversos, outros dois partidos poderão dividir a mesma data. Na esquerda, o PSTU deverá lançar Fabiane Sanguiné às 15h, no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers). Já à direita o PL, partido que indicou nesta semana a tenente-coronel Betina Worn na chapa encabeçada por Melo, pensa em utilizar a data para a convenção, mas ainda não possui definições quanto ao horário ou ao local.
O partido Novo, que lançou a pré-candidatura de Felipe Camozzato à prefeitura também deixará sua convenção mais para o final do prazo. Diferente de outros partidos que preferiram os finais de semana, a sigla optou por uma terça-feira, dia 30 de julho, às 18h30min, no Palácio do Comércio.
O Republicanos e o PDT se reunirão próximo ao final do prazo, em 3 de agosto, mas ainda sem definições quanto ao horário ou ao local. O PDT possui como pré-candidata a ex-deputada estadual Juliana Brizola.
A federação PSDB e Cidadania, que planeja viabilizar uma candidatura própria, ainda não escolheu um nome para isso. Assim, sua convenção deve ser uma das últimas, prevista para o penúltimo dia do prazo, 4 de agosto. As siglas têm trabalhado com diferentes possibilidades, incluindo o ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan (PSDB, 2017-2020), o deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB), o ex-deputado estadual Mano Changes (PSDB) e a deputada federal Any Ortiz (Cidadania).
O União Brasil, que lançou como pré-candidato à prefeitura o deputado estadual Thiago Duarte, ainda não decidiu quando realizará sua convenção.
Confira como ficaram as datas de cada partido
- Podemos: 20/07, 13h, no Hotel Embaixador
- PSOL/Rede: 26/07, 18h, no Centro de Eventos Barros Cassal
- PT/PCdoB/PV: 27/07, às 10h, no ginásio da Associação Cristã de Moços (ACM)
- MDB/PSD/PP/PRD: 27/07, às 12h, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs)
- PSTU: 27/07, 15h, no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS)
- PL: 27/07, horário e local não definidos
- Novo: 30/07, 18h30min, no Palácio do Comércio
- PDT: 03/08, horário e local não definidos
- Republicanos: 03/08, horário e local não definidos
- PSDB/Cidadania: 4 de abril, horário e local não definidos
- União Brasil: não definido