O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) compareceu à Câmara Municipal nesta quinta-feira (20) para entregar o projeto de lei que propõe a criação do Programa Porto Alegre Forte e do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática. A proposta visa estabelecer um órgão responsável pela integração de todas as secretarias municipais para executar o plano estratégico emergencial de reconstrução da Capital após a enchente.
"Com o diálogo que marca a gestão, entregamos esta iniciativa fundamental para a retomada econômica, social e de infraestrutura da nossa cidade", afirmou o prefeito, que entregou o documento ao presidente do Legislativo, vereador Mauro Pinheiro (PP).
A estrutura temporária será vinculada ao Gabinete do Prefeito e ficará sob coordenação do secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Serão criados dez cargos técnicos e dois adjuntos. O escritório irá atuar até dezembro e terá reforço de 30 profissionais já em atividade na prefeitura.
No total, a prefeitura projeta investimentos de aproximadamente R$ 850 milhões. O planejamento estratégico será dividido em seis eixos: infraestrutura e equipamentos públicos; habitação de interesse social; projetos urbanos resilientes; recuperação de atividades empresariais; adaptação climática; e monitoramento e transparência.
JC