O vereador de Porto Alegre Airto Ferronato (PSB) afirmou ter descartado completamente a possibilidade de migrar ao MDB na janela partidária, que havia sido indicada por ele no início de março. Eleito pela primeira vez à Câmara Municipal da Capital em 2008, já pelo partido, ele afirma se identificar muito com a sigla e, pelo seu histórico dentro da sigla, optou por permanecer no PSB para mais uma eleição municipal.
O partido recentemente fechou um acordo com o PDT, o União Brasil e o Avante para a formação de uma chapa única à Prefeitura de Porto Alegre. O protocolo de intenções foi oficializado em uma reunião na sede do PDT em que Ferronato esteve presente. Até o momento, entre os partidos, dois nomes já foram indicados como possíveis cabeças de chapa: o PDT já anunciou Juliana Brizola como pré-candidata, e o União Brasil tenderia a indicar o deputado estadual Thiago Duarte.
Ainda serão realizadas tratativas entre os partidos para definir a composição da chapa. No entanto, nos bastidores, comenta-se que a decisão do PSB por quem apoiar ao Paço Municipal seria o fator decisivo para a permanência de Ferronato no partido.