Ainda que a possibilidade de aceitação de um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) seja mínima, das 114 assinaturas coletadas até a tarde de terça-feira (20), 14 pertenciam aos deputados federais gaúchos.
- LEIA TAMBÉM: Lula chama embaixador de Israel de volta ao Brasil
A motivação para o pedido, encabeçada pela bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), foi a declaração de Lula que comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto perpetrado por Adolf Hitler na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, que vitimou 6 milhões de judeus em seis anos. A incursão israelense em Gaza, iniciada após um ataque terrorista do Hamas que matou 1.200 pessoas em 7 de outubro passado, já vitimou quase 30 mil palestinos, a maioria mulheres e crianças.
Numericamente, segundo levantamento feito pelo Jornal do Comércio com base em dados coletados pela Agência Estado, o volume de adesões gaúchas ao pedido de Zambelli é o segundo maior dentre as bancadas federais – o Rio Grande do Sul está somente atrás de São Paulo, com 18 assinaturas. A maior parte dos apoios vem de partidos de oposição, como PL, PSDB, PP, Cidadania e Novo; dos independentes, há votos do MDB e do Cidadania; e nenhum voto de partidos da base.
Já proporcionalmente, o RS fica no 3º lugar: 45,2% da bancada de 31 deputados federais gaúchos. À sua frente, estão Rondônia, com 50% da bancada; e Mato Grosso, onde 62,5% dos deputados aderiram. Das 27 Unidades da Federação, somente o Piauí, que tem 10 cadeiras da Câmara dos Deputados, não teve nenhuma assinatura.
Já regionalmente, a maior proporção de deputados fica com a Região Centro-Oeste, com 37,1% favoráveis a um impeachment de Lula; o Sul vem em 2º, com 36,3%; o Norte em 3º, com 23,9%; o Sudeste fica em 4º, com 22,4%; e o Nordeste em 5º, com a menor fatia: 12,8%.
Confira os deputados federais gaúchos que assinam o pedido de impeachment do presidente Lula
- Afonso Hamm (PP-RS)
- Any Ortiz (Cidadania-RS)
- Bibo Nunes (PL-RS)
- Covatti Filho (PP-RS)
- Franciane Bayer (Republicanos-RS)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Lucas Redecker (PSDB-RS)
- Marcel Van Hattem (Novo-RS)
- Marcelo Moraes (PL-RS)
- Maurício Marcon (Podemos-RS)
- Osmar Terra (MDB-RS)
- Pedro Westphalen (PP-RS)
- Sanderson (PL-RS)
- Zucco (PL-RS)