Os problemas no abastecimento de água em Porto Alegre levaram parlamentares e entidades da sociedade civil a ingressar nesta terça-feira (19) com um pedido de ação contra appPrefeitura e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Na ação, são cobradas medidas emergenciais para a normalização do serviço.
Encaminhada para o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a ação pede que sejam instalados geradores elétricos nos equipamentos de captação, bombeamento e distribuição de água, além da criação de um programa de instalação de caixas de água para famílias inscritas em programas sociais.
A ação ainda pede a isenção das faturas do serviço de água para as famílias impactadas pelo desabastecimento, além da elaboração de um plano de metas visando assegurar o fornecimento contínuo de água nas áreas de Porto Alegre afetadas pela escassez.
Assinam o documento os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Adeli Sell (PT), Engenheiro Comassetto (PT) e Jonas Reis (PT); os deputados estaduais Adão Pretto (PT), Laura Sito (PT), Leonel Radde (PT) e Sofia Cavedon (PT); as deputadas federais Maria do Rosário e Reginete Bispo (PT); além de associações, organizações e movimentos sociais.