{{channel}}
Vereador Alexandre Bobadra tem mandato cassado pelo TRE
Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul cassou nesta terça-feira (15) o mandato de Alexandre Bobadra (PL), vereador de Porto Alegre. O parlamentar foi acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O recurso havia sido suspenso, após pedidos de vista de desembargadores eleitorais do tribunal. O julgamento foi retomado e os magistrados decidiram, por maioria, cassar o diploma de Bobadra. A ação contra o vereador foi proposta por três candidatos de seu antigo partido, o PSL, que declararam terem sido prejudicados na eleição de 2020, em que Bobadra foi eleito vereador da Capital. Os ex-correligionários do parlamentar cassado o acusaram de concentrar recursos provenientes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha destinado ao PSL, além de acumular tempo de propaganda eleitoral transmitida na televisão.
Bobadra esteve presente na Câmara de Porto Alegre, nesta terça-feira (15), para participar da cerimônia de entrega do prêmio Comenda Porto do Sol ao ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que também teve seu mandato cassado pelo TSE neste ano. A decisão do TRE de cassar o mandato do vereador foi finalizada enquanto o parlamentar ainda estava no plenário. A reportagem tentou ouvir Bobadra sobre o caso, mas ele se recusou a falar.
A presidência da Câmara de Porto Alegre afirmou, em comunicado oficial, que vem acompanhando os encaminhamentos referentes à ação que cassou Bobadra. A nota também diz que o Legislativo da Capital ainda não foi notificado oficialmente, mas, quando houver o comunicado da decisão, "atuará para cumpri-la como a lei determina".