RS apresenta redução histórica de homicídios
Na tarde desta quinta-feira (10), o Governo do RS realizou uma coletiva de imprensa para divulgar os indicadores de segurança pública do mês de julho. Em geral, os dados apresentaram uma redução em comparação com o mesmo período do ano passado (2022)
Os dados da segurança pública em julho no Rio Grande do Sul apresentaram uma redução em comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente crimes contra a vida e patrimoniais. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (10) pelo governo do RS, em uma coletiva de imprensa.
A divulgação ocorreu na sede do Fecomércio RS, em Porto Alegre, e estiveram presentes o governador Eduardo Leite, o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, e as lideranças de diversos órgãos públicos, como Ministério Público Estadual (MPE), Corpo de bombeiros e Brigada Militar. "Nosso compromisso é continuar trabalhando para viabilizar reduções ainda mais expressivas e constantes nos indicadores para garantir um Estado mais seguro para todos", afirmou Leite.
O governador abriu a coletiva apresentando de forma breve os dados com recortes estaduais e com algumas análises voltadas para Porto Alegre. Foi ressaltado ao longo da primeira fala de Leite, e tornou a ser mencionado em diversos momentos da coletiva, que o mês de julho registrou o menor número de homicídios no RS dos últimos 13 anos. O levantamento ocorre desde 2010, colocando assim a marca como a menor da história.
Em comparação com outros anos, 2023 apresenta tendência promissora
De forma geral, a maior parte dos indicadores divulgados na coletiva apresentou uma redução perceptível em relação ao mesmo período em outros anos analisados pela série histórica. O número de homicídios contabilizados em julho foi de 95, o que já um indicador mais baixo se comparado com o mês de maio, que era a menor marca alcançada até então, com 107 mortes. A capital gaúcha teve uma queda de 53,3% no indicador acumulado no último mês e de 14% em relação a janeiro de 2023.
Os latrocínios passaram por uma redução ainda mais marcante, de 66,7%, saindo de três casos em julho de 2022, contra apenas 1 no mesmo mês em 2023. O acumulado do ano também apresentou queda, saindo de 32 casos no ano passado para 27 neste ano.
Para os feminicídios, a redução - que já era uma tendência que vinha sendo percebida desde abril - foi de 20% em relação a junho. O governo do Estado atribuiu o resultado às políticas de combate a violência contra a mulher aplicadas recentemente, como o Monitoramento do Agressor, a Delegacia Online da Mulher e a expansão da Sala das Margaridas.
Roubos de veículos seguiram a tendência dos demais indicadores, com redução de 19,4% na análise da série histórica. Esse tipo de delito ocorreu em 44 dos 497 municípios do RS.
Entre os crimes patrimoniais, as ocorrências bancárias e abigeatos (roubos de animais em propriedade privada) seguiram o mesmo padrão de queda. O único indicador que apresentou crescimento foi os roubos a transporte coletivo, com a alta de 36 para 57 casos.