Ministério Público de Contas define lista tríplice para cargo de procurador-geral

Indicado sucederá Geraldo da Camino, procurador-geral de contas do Estado há 15 anos

Por JC

Eleição foi realizada na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre
O Ministério Público (MP) de Contas do Rio Grande do Sul definiu a lista dos três indicados para a procuradoria-geral de contas do Estado, após eleição realizada na manhã desta segunda-feira (7), em Porto Alegre. O atual procurador-geral gaúcho, Geraldo Da Camino, deve deixar o cargo após 15 anos.
 


A lista tríplice foi formada, em ordem, pelos procuradores Daniela Wendt Toniazzo, Ângelo Gräbin Borghetti e Fernanda Ismael. Todos receberam quatro votos. O critério de desempate seria o tempo de casa, mas todos ingressaram simultaneamente no MP de Contas, então o critério passou a ser a classificação no concurso.

A indicação do governador Eduardo Leite (PSDB) deve ser um desses três nomes. O novo procurador ou procuradora-geral do Estado permanecerá no cargo durante o biênio 2023-2025.


A decisão do colegiado de procuradores foi inédita no âmbito do tribunal. Até então, a chefia do MP de Contas era definida por tempo de carreira. A alteração foi pleiteada pelo próprio Da Camino, procurador-geral desde 2008, que decidiu não participar da eleição.

A entrega da lista tríplice pelos procuradores ao governador deverá ocorrer presencialmente em audiência na manhã da próxima quarta-feira (9).