Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

governo federal

- Publicada em 13 de Julho de 2023 às 17:42

Lula confirma Celso Sabino no Ministério do Turismo

Sabino assume no lugar de Daniela Carneiro após desgaste da ministra

Sabino assume no lugar de Daniela Carneiro após desgaste da ministra


Najara Araujo/Câmara dos Deputados/JC
A assessoria do Palácio do Planalto confirmou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).
A assessoria do Palácio do Planalto confirmou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).
A escolha faz parte da estratégia do mandatário para melhorar sua relação com a União Brasil e garantir os votos do partido na Câmara dos Deputados. Isso porque Daniela pretende deixar a sigla e migrar para o Republicanos devido a um desentendimento de seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, com a direção do partido.
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e com o deputado federal Celso Sabino. O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias", disse nota do governo.
A novela da troca no Turismo já dura mais de um mês e chegou até mesmo a ameaçar a votação da reforma tributária na Câmara, quando se esperava a saída de Daniela, mas o governo optou por mantê-la mais uma semana.
A nomeação de Sabino não deve reduzir a pressão do Centrão contra ao governo. O grupo de partidos quer que o mandatário faça uma reforma ministerial mais ampla, em vez de trocar apenas a ministra Daniela Carneiro.
Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reforçam que, para Lula conseguir ampliar a base parlamentar, é necessário abrir espaço no governo para partidos como PP e Republicanos - e que seja entregue um ministério de elevado orçamento.
Sem uma base fiel, o governo enfrenta dificuldades para aprovar as duas matérias no plenário.
Daniela ficou no cargo por pouco mais de seis meses e ganhou duas sobrevidas à frente do ministério enquanto o governo não fechava a negociação com o União Brasil. Na última sexta-feira, ministro Padilha informou que há expectativa de a ex-chefe do Turismo assumir a vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados.
Eleito pelo PSDB em 2018, Sabino deixou a legenda após se alinhar ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defender que o partido apoiasse Arthur Lira em vez de Baleia Rossi (MDB-SP), então candidato de Rodrigo Maia. A decisão do deputado de apoiar o candidato do governo à presidência da Câmara culminou com a abertura de um processo de expulsão da sigla.

• LEIA MAIS: Alckmin defende desoneração completa do investimento e exportação