Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Assembleia Legislativa

- Publicada em 11 de Julho de 2023 às 16:08

Assembleia aprova indicação de Fernando Lemos como novo presidente do Banrisul

Durante sabatina, Lemos afirmou confiar no caráter público do banco

Durante sabatina, Lemos afirmou confiar no caráter público do banco


Celso Bender/ALRS/Divulgação/JC
Após votação da PEC dos Símbolos e do projeto que condiciona alterações no hino, bandeira e brasão de armas à realização de referendo popular, a Assembleia Legislativa aprovou a indicação de Fernando Lemos para novo presidente do Banrisul.A indicação foi feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e aprovada por unanimidade no Parlamento, com 49 votos favoráveis. Lemos substituirá o atual presidente do Banrisul, Claudio Coutinho.A análise em plenário se deu a partir de um relatório produzido pelo deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo, a partir de uma sabatina realizada pela Comissão de Finanças - uma arguição oral prestada por Lemos, etapa necessária a qualquer indicação para presidência do Banrisul.
Após votação da PEC dos Símbolos e do projeto que condiciona alterações no hino, bandeira e brasão de armas à realização de referendo popular, a Assembleia Legislativa aprovou a indicação de Fernando Lemos para novo presidente do Banrisul.

A indicação foi feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e aprovada por unanimidade no Parlamento, com 49 votos favoráveis. Lemos substituirá o atual presidente do Banrisul, Claudio Coutinho.

A análise em plenário se deu a partir de um relatório produzido pelo deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo, a partir de uma sabatina realizada pela Comissão de Finanças - uma arguição oral prestada por Lemos, etapa necessária a qualquer indicação para presidência do Banrisul.
Na sabatina na comissão, Lemos destacou o perfil do Banrisul, comprometido com o desenvolvimento do Estado, o empenho dos funcionários em preservar a instituição e o pioneirismo do banco em investir em tecnologia. "O Banrisul é um banco digital. Nós fomos o primeiro banco a se preparar para o telefone. Lembro de, lá atrás, percebermos que o celular seria uma agência bancária. Fomos o primeiro banco a usar chip no cartão."
Depois de 13 anos do período em que presidiu a instituição, antecipou sua confiança na capacidade do banco, através de sua carteira de crédito, em participar da economia gaúcha, em especial no que diz respeito aos pequenos e médios negócios e empreendedores. Lemos presidiu o Banrisul de 2003 a 2010, nos governos de Germano Rigotto (MDB, 2003-2006) e Yeda Crusius (PSDB, 2007-2010). 
Advogado formado pela Universidade de Brasília, o indicado também presidiu a extinta Caixa Econômica Estadual entre 1990 e 1991, e foi diretor do Banrisul entre 1996 e 1999. Por último, ocupou o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Estado.