Diante de impasse sobre apoio a Leite, MDB cancela reunião do diretório

Secretário-geral do MDB gaúcho argumenta que é preciso aprofundar o debate, com mais tempo para a discussão

Por Lívia Araújo

coletiva de imprensa com a pré-candidata do MDB à presidência da República, Simone Tebet NA FOTO: o pré-candidato ao Governo do Estado, Gabriel Souza E Simone Tebet, pré-candidata do MDB à presidência da República
Atualizada às 20h41
 
O diretório estadual do MDB cancelou a reunião marcada para o domingo (10), que poderia ser decisiva para a manutenção da candidatura própria do deputado estadual Gabriel Souza ao Palácio Piratini, ou apoio ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Dessa maneira, caberá à Convenção Estadual, prevista para o dia 31 de julho, a deliberação sobre candidaturas do partido. Entretanto, a Executiva estadual reforçou a pré-candidatura de Souza, e recomendou o encaminhamento dessa posição ao colegiado da convenção.
O impasse sobre a realização da reunião surgiu na tarde desta sexta-feira (8), a partir de um ofício do secretário-geral do MDB gaúcho, Norton Soares, que pedia uma reunião extraordinária para deliberar a respeito da posição do partido na eleição majoritária. No documento, Soares argumentou que era preciso aprofundar o debate, com mais tempo para a discussão e o consequente cancelamento da reunião do próximo domingo. 
Em 29 de junho, a executiva nacional do MDB aprovou um indicativo a favor da aliança com o PSDB na eleição para o governo do Rio Grande do Sul. "A chapa única é fundamental para o projeto em torno de Simone Tebet", justificou a executiva, em seu perfil no Twitter.
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é pré-candidata à presidência da República pelo MDB, com o apoio do PSDB nacional. A unificação das candidaturas de Souza e Leite garantiria um palanque único para Simone durante a campanha presidencial no Rio Grande do Sul.