A professora Nivea Rosa foi indicada pelo partido Solidariedade para concorrer à vice-governadora do Rio Grande do Sul ao lado de Roberto Argenta (PSC), que tentará ser eleito governador gaúcho. A definição ocorreu em convenção do Solidariedade realizada na sexta-feira (22) à noite, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Nivea ressalta que uma das bandeiras que será sustentada por ela em sua campanha é a melhoria da educação. “Eu acho importante, fundamental, investir na educação e em cursos técnicos profissionalizantes”, reitera a professora. Ela frisa que o Rio Grande do Sul tem um déficit nessa área, sendo necessário qualificá-la.
Outra pauta que será focada é a luta das mulheres e o fomento a políticas públicas nesse sentido. “A questão das creches, as escolas de educação infantil, é fundamental para que as mulheres possam trabalhar”, enfatiza Nivea. Além dessas ações, a professora diz que o tema da saúde será outro ponto trabalhado, assim como a causa animal. Ela salienta que o objetivo é construir uma sociedade melhor e igualitária.
O presidente estadual do Solidariedade, Claudio Janta, complementa que o partido também tem como meta o desenvolvimento de um centro de diagnóstico e referência para autistas, abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) até às 22h, creches nos grandes centros abertas até às 23h e finais de semana e escola em tempo integral. Assim como são objetivos a redução de impostos e juros, qualificação profissional e incentivo ao desenvolvimento industrial e à cadeia produtiva para a geração de emprego.
Ele detalha que, além do encaminhamento de Nivia como vice de Argenta, o Solidariedade resolveu manter aberta a vaga para o Senado e a coligação, hoje formada com o PSC, poderá ser ampliada até o dia 5 de agosto.
O partido conta com 29 indicados ao cargo de deputado federal e mais 48 para o parlamento estadual. Sobre a candidata a vice-governadora pelo Solidariedade, Janta a descreve assim: “Nivea Rosa é uma mulher negra, mãe de dois filhos, nascida em Uruguaiana e que morou em Santa Maria, Viamão e se estabeleceu em Caxias do Sul. Uma guerreira que viveu a infância e a adolescência em grande vulnerabilidade social e hoje é psicóloga, professora universitária e trabalhadora na saúde em Caxias do Sul onde preside nosso partido.”