Foi aprovada na sessão extraordinária da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (9), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2022. O texto passou em plenário com 25 votos a favor e nove contrários. A proposta havia sido encaminhada ao Legislativo no dia 15 de outubro
A LOA projeta a receita fixa e despesas do município para o ano de 2022 em um valor de R$ 9,91 bilhões. Em relação ao ano passado, a Lei de Diretrizes Orçamentárias apresenta um considerável aumento nos recursos destinados a área social, 15,98%, e aos serviços públicos em 9,4%.
"Levamos para Câmara um orçamento realista que prioriza o bom atendimento ao cidadão. Estamos focando a maior parte dos recursos em áreas como a saúde, educação e a zeladoria, áreas importantes para melhorar a vida da cidade e das pessoas", declarou o prefeito Sebastião Melo (MDB) após a aprovação do projeto.
A proposta recebeu 968 emendas, sendo 868 emendas impositivas e 44 não impositivas, incluindo cinco emendas populares. A aprovação foi precedida de um amplo acordo da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) com vereadores da base e da oposição. Com a negociação, os vereadores aceitaram a retirada de algumas emendas, mantendo as propostas de alteração prioritárias.
Cezar Schirmer, secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, destacou o bom trabalho da secretaria e definiu o orçamento como "um exemplo do diálogo em alto nível estabelecido entre os Poderes".