Com o aumento de bandeiras vermelhas no Rio Grande do Sul, também subiu o número de pedidos de reconsideração ao mapa preliminar de Distanciamento Controlado. De acordo com o governo estadual, até as 6h da manhã deste domingo (15), foram recebidas 12 solicitações - o maior número de recursos desde agosto.
No mapa divulgado na sexta-feira (13), na 28ª rodada do Distanciamento Controlado, onze regiões do Estado foram classificadas com risco epidemiológico alto: Porto Alegre, Guaíba, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo. Outras dez regiões têm risco médio, ou seja, estão na bandeira laranja.
Todos os pedidos recebidos pelo governo do Estado neste domingo foram de regiões ou municípios classificados em bandeira vermelha. O Gabinete de Crise deve analisar as requisições e divulgar o mapa definitivo às 16h30min desta segunda (16). A vigência de novas bandeiras começa à meia noite de terça-feira (17), se estendendo até 23h59min da segunda seguinte (23).