A série de matérias sobre as candidaturas à Câmara de Porto Alegre apresenta hoje os postulantes de MDB, PT e DEM. Os partidos que têm décadas no cenário político ampliam em 2020 as nominatas a vereador na Capital. Com a aplicação da lei 13.877/19, que proíbe coligações em eleição proporcional, a disputa pelas cadeiras do Legislativo da Capital será a mais concorrida dos últimos anos.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi fundado em março de 1966. A legenda registra um dos maiores números de filiados no País e tem sigla eleitoral 15. Concorrendo à Câmara com 54 candidatos, o partido defende a preservação do território, a soberania nacional e a democracia.
O Partido dos Trabalhadores (PT), sigla eleitoral 13, disputa as eleições proporcionais com 47 representantes. Fundado em fevereiro de 1980, tem como princípios a luta pela democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais.
Com sigla eleitoral 25, o Democratas (DEM) é a refundação do Partido da Frente Liberal (PFL), que foi criado em janeiro de 1985. Com 22 candidatos ao Legislativo o partido tem por diretrizes a descentralização administrativa, consolidação do pluripartidarismo e a defesa do voto livre, direto, secreto e universal.