Esta quinta-feira (30) trará novidades para o Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite apresenta, a partir das 14h em transmissão ao vivo pelo perfil do governo do RS no Facebook, o decreto de como vai funcionar o distanciamento controlado, que marca uma nova etapa no enfrentamento da pandemia de coronavírus no Estado. O Rio Grande do Sul registra, até a manhã desta quinta, 1.486 casos, com 51 mortes e 825 recuperados.
No novo tipo de distanciamento, o Rio Grande do Sul foi dividido em cerca de 20 regiões, que terão indicadores sobre as condições de registro do novo coronavírus, casos e mortes e a demanda para os serviços de saúde. Um sistema de cores - entre verde (em situação de menor exposição a riscos) até vermelha, que deve demandar mais restrições. Mais uma vez as prefeituras terão o papel de orientar e estabelecer as medidas, sob supervisão estadual.
Nessa quarta-feira (29), Leite fez teleconferência com prefeitos gaúchos antecipando o desenho do novo modelo. A intenção é criar condições para a aplicação na próxima semana. As datas devem ser esclarecidas durante a transmissão.
Algumas situações devem ser elucidadas, como as medidas para a região de Passo Fundo e Marau, que enfrenta surto da doença. Lajeado, que também preocupa,
decidiu fechar o comércio.