Faleceu na noite desta sexta-feira (24) o ex-deputado federal Ibsen Pinheiro. Ibsen tinha 84 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava por tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre. O velório ocorre até 16h na Assembleia Legislativa.
Presidente do MDB gaúcho por dois mandatos (2010 a 2012 e 2015 a 2017), natural de São Borja, foi vereador, deputado estadual, deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Por duas vezes exerceu o cargo de presidente da República e teve papel decisivo na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Além de jornalista, Ibsen era advogado, foi procurador de justiça e promotor do Estado.
Tinha forte ligação com o Sport Clube Internacional, tendo ocupado a vice-presidência de futebol do clube em três ocasiões(1969-1971, 1996-1997, 2002).Ibsen ocupava atualmente uma cadeira no Conselho do clube.
O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul. "Recebi com tristeza a notícia do falecimento do deputado Ibsen Pinheiro. Ibsen foi homem público incansável na luta por um País melhor. Sua trajetória política, marcada pelo diálogo e pelo respeito, deixa grande legado ao Brasil", destacou Leite na sua conta no Twitter.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também expressou pesar pela morte de Ibsen. "O Brasil, nós do MDB e em especial o Estado do Rio Grande do Sul lamentamos a perda de Ibsen Pinheiro. Grande parlamentar foi deputado constituinte e presidente da Câmara com brilhantismo e espírito sempre democrático."