Seguindo a prática dos eleitos em 2018 de anunciar em redes sociais medidas e composição do governo, o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou pelo Facebook quem será o futuro secretário da Fazenda. Leite vinha fazendo suspense sobre o escolhido. O futuro ocupante do posto mais estratégico em um estado com elevado endividamento e atrasos de salários dos servidores será o economista Marco Aurélio Santos Cardoso, funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).
Cardoso é o atual superintendente de crédito e fomento do Bndes e foi secretário da Fazenda da prefeitura do Rio de Janeiro, no governo de Eduardo Paes (MDB). Leite não falou com jornalistas, que acompanhavam o evento da Famurs em que o tucano estava, para fazer um "live", que é uma transmissão ao vivo pelo Facebook na qual oficializou o nome do diretor do Bndes.
"Chegamos a um nome que terá segurança para conduzir a política fiscal, tanto nas receitas como no controle de despesas, e toda política de ajuste nas contas do Estado para entregar melhores serviços à população", justificou o futuro governador. Leite diz que conversou com especialistas para buscar as melhores referências sobre a indicação.
Leite chegou a mostrar uma foto de Cardoso que estava em seu celular na transmissão. "Vou mostrar uma foto dele aqui, é jovem, mas bem experimentado", destacou. "Hoje ele é da alta direção do Bndes, onde é economista concursado", informou.
"Estou muito entusiasmado com a vinda dele. É o primeiro secretário que anuncio. Quando perguntam de outros secretários, digo que estamos preparando o avião para decolar e temos de usar a pista toda para construir o melhor modelo de governança. Vamos formar um time que vai entregar os melhores resultados nos próximos anos", assegura o futuro governador. Leite embarca para a Inglaterra nesta sexta-feira (23) onde fica nove dias e fará um curso na Universidade de Oxford. Portanto, novos integrantes de sua equipe devem ser anunciados na volta da viagem.
O futuro secretário é superintendente de crédito do Bndes desde 2016. Tem mestrado em Finanças e Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialização em Finanças pela Thunderbird School of Global Management (EUA). Cardoso foi do Departamento de Mercado Internacional do banco de fomento até 2009. De 2009 a 2012, foi subsecretário do Tesouro do Rio e, de 2012 a 2016, foi secretário da Fazenda da capital fluminense.