Werner Arns
Os produtores gaúchos cultivam cerca de 70% da produção nacional de arroz, o que nos torna responsáveis por suprir a demanda por esse alimento tão presente na mesa dos brasileiros e com o compromisso de sermos ainda mais produtivos para atender a escalada de consumo.
Tamanha é a relevância da orizicultura gaúcha para o mercado nacional, bem como para o internacional, que o setor tem buscado um desempenho crescente a partir do avanço de pesquisas, surgimento de tecnologias, adoção de manejos cada vez mais adequados e boas práticas agronômicas. Mas, sem dúvida, um dos pilares dessa evolução encontra-se no ponto inicial do ciclo: uma boa semente.
Quando certificada, a semente possui uma garantia de qualidade. Ela contém um padrão validado por órgãos oficiais. O produtor tem condições de conhecer a origem da cultivar e, ainda, ter a segurança de plantar materiais legalizados e registrados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, fator que agrega outras vantagens, como o acesso ao crédito agrícola e a programas de rastreabilidade.
A semente certificada também é mais responsiva à fertilizantes e defensivos no controle de plantas daninhas. Estas características promovem alta produtividade e qualidade de grão, gerando sustentabilidade econômica e ambiental.
A paixão por este cultivo e a enorme vontade de fornecer ao mercado uma semente diferenciada em qualidade levaram o Grupo Arns a retomar a produção comercial deste insumo, desde a safra passada, sob a chancela e acompanhamento técnico do órgão certificador no Estado, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Por acreditar que o setor arrozeiro gaúcho reforçará cada vez mais seu protagonismo e por entender que a semente certificada tem papel crucial para isso, o Grupo Arns tem trabalhado com o máximo cuidado técnico cada uma das fases de produção deste insumo. A empresa é multiplicadora, beneficiadora e consumidora das suas próprias sementes. Este é um grande diferencial no mercado sementeiro. E esse modo de operar tem permitido produzir uma semente a partir de um olhar integral para toda a cadeia, uma semente 360.
Sócio do Grupo Arns