Sebastião Melo
Assumimos Porto Alegre em meio ao enorme desafio da Covid-19 - e superamos. Vacinamos a população, conduzimos a reabertura responsável da cidade e recuperamos a economia. Reduzimos impostos, desburocratizamos processos e consolidamos um ambiente favorável aos negócios. A cidade vivia um momento de otimismo até que um novo obstáculo se impôs: a enchente de 2024. Enfrentamos juntos o maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul, tomamos decisões difíceis para salvar vidas e iniciamos a reconstrução. O aniversário de 253 anos de Porto Alegre nos convida a revisitar o que vivemos e reafirmar nosso compromisso com o futuro.
A reconstrução exige uma cidade mais resiliente e preparada para eventos climáticos extremos. Dos mais de 198 equipamentos públicos afetados pela cheia - incluindo postos de saúde, escolas e praças -, 173 já estão em funcionamento. O sistema de proteção contra enchentes está sendo fortalecido com obras emergenciais para elevar os diques da Fiergs e do Sarandi, além de melhorias nas casas de bombas. Também contratamos um projeto abrangente para modernizar o sistema anti cheias e expandir sua cobertura até a Zona Sul.
Outro avanço essencial foi a captação de R$ 6 bilhões em financiamentos nacionais e internacionais para infraestrutura e serviços. Esses recursos permitirão superar gargalos históricos, como a drenagem urbana, além de recuperar áreas afetadas pela enchente. O desafio agora é transformar os investimentos em melhorias concretas para a população e para os negócios.
O desenvolvimento sustentável passa pela qualificação da juventude para os desafios do mercado. Estamos promovendo uma ação coordenada para elevar a qualidade da educação pública. Exemplo disso é o programa Porto da Educação, um robusto plano desenvolvido para garantir o acesso à educação e melhorar a aprendizagem.
O programa Porto da Educação criará 7 mil novas vagas de Educação Infantil e construirá 20 escolas até 2028. Soma-se a isso o investimento de mais de R$ 80 milhões que já estamos aplicando na modernização da infraestrutura escolar.
Os desafios são grandes, mas a confiança renovada pela população nas urnas nos motiva a avançar. Seguimos comprometidos com as bases que nos trouxeram até aqui: responsabilidade fiscal, para garantir credibilidade e atrair investimentos; incentivo ao empreendedor, para impulsionar a economia e gerar empregos; e compromisso social, porque o crescimento só faz sentido quando melhora a vida das pessoas.
Prefeito de Porto Alegre (MDB)