Liliani Cafruni
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) escolheu o tema "As Águas Conectam e o Saneamento Transforma" para celebrar a Jornada de 25 Anos da instituição, comemorados neste ano. Essa abordagem enfatiza a interdependência entre os recursos hídricos e o saneamento básico, e como essas áreas são essenciais para a saúde pública, a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.
A proposta é promover a conscientização sobre a importância da gestão integrada dos recursos hídricos e do saneamento, destacando como a água conecta ecossistemas, comunidades e economias. De acordo com o Instituto Trata Brasil, a universalização do saneamento no Rio Grande do Sul até 2033 deve gerar benefícios socioeconômicos de R$ 34,3 bilhões. O aumento na cobertura é resultado de investimentos em infraestrutura e melhorias na gestão dos recursos hídricos.
Em 2022, apenas 35,8% da população do Rio Grande do Sul tinha acesso à coleta de esgoto. No entanto, são grandes os esforços para expandir esse serviço e atingir a meta do Marco Legal do Saneamento Básico de universalizar o acesso ao esgotamento sanitário para 90% da população brasileira até 2033. O déficit de tratamento de esgoto no Estado foi de 73,4% em 2022, o equivalente a 449 piscinas olímpicas do efluente sem tratamento sendo despejadas na natureza todos os dias. A melhoria desses índices é essencial para a saúde pública e a preservação ambiental.
O saneamento básico reduz a incidência de doenças transmitidas pela água, como diarreia, cólera e hepatite A, resultando em uma população mais saudável e um sistema de saúde menos sobrecarregado. Com menos doenças, as pessoas trabalham e estudam de forma mais eficaz, contribuindo para o crescimento econômico do Estado.
O tratamento adequado de esgoto evita a contaminação de corpos d'água, preservando os ecossistemas aquáticos e a biodiversidade, beneficiando a pesca, a agricultura e o turismo. Melhorar as condições sanitárias em escolas também permite que as crianças adoeçam menos, aumentando a frequência e o desempenho dos estudantes. O acesso universal ao saneamento contribui, ainda, para a redução das desigualdades sociais, proporcionando condições de vida dignas, independentemente da renda ou região.
Parabéns a Agência pela escolha do tema! O saneamento é a base para uma sociedade saudável e próspera. Vamos juntos construir um futuro melhor.
Diretora de Sustentabilidade da Corsan