Vera Armando
O ano mal começou e já enfrentamos a trágica realidade de três feminicídios no Estado. Esses números alarmantes nos lembram, mais uma vez, que a violência contra a mulher não espera. Ela age, silenciosa e brutal, enquanto políticas de proteção e igualdade ainda avançam lentamente.
Como vereadora de Porto Alegre, uma das minhas principais plataformas é a defesa das mulheres. Não podemos agir apenas quando a violência já ocorreu. Por isso, protocolei a Frente Parlamentar de Defesa das Mulheres, um espaço dedicado a buscar soluções concretas e urgentes.
Essa frente será um instrumento ativo e permanente para debater, propor e fiscalizar políticas públicas que promovam a segurança, autonomia e direitos das mulheres em Porto Alegre. A ideia é unir forças com entidades de apoio, delegacias, profissionais de saúde, educação e segurança, criando uma rede sólida e eficaz.
Sabemos que a violência começa em ambientes onde falta informação, proteção e suporte. Precisamos de medidas efetivas que envolvam não só o combate direto à violência doméstica, mas também programas de capacitação profissional, assistência psicológica e reforço da presença de mulheres em espaços de poder e liderança.
Outra proposta fundamental que apresentei é voltada ao Programa Patrulha Maria da Penha para que seja elevado a política pública municipal permanente, que garantirá acompanhamento contínuo e proteção direta às mulheres em situação de risco.
Mas segurança não é o único campo de batalha. A luta pela igualdade passa por mais oportunidades para as mulheres, mais voz nos espaços de decisão e mais apoio às jovens meninas que sonham com um futuro melhor. Precisamos ajudá-las a enxergar seu valor, a ocupar seu lugar na sociedade e a ter consciência de seu poder. Mulheres seguras e protagonistas se tornam donas de si e de seus destinos, construindo uma Porto Alegre mais justa e igualitária.
É hora de nos anteciparmos, agirmos com firmeza e garantirmos que Porto Alegre seja uma cidade segura e acolhedora para todas as mulheres.
Vereadora de Porto Alegre (PP)