Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 23 de Dezembro de 2024 às 19:08

O consumidor e o novo cenário de consumo

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
JC
JC
Arcione Piva
Arcione Piva
O comportamento do consumidor vem passando por mudanças significativas, ajustados por avanços tecnológicos, maior conscientização social, além da busca por experiências mais relevantes.
No Sindilojas Porto Alegre, percebemos como esses fatores influenciam o varejo, exigindo uma adaptação constante do lojista. A entidade tem debatido essas alterações e, via cursos, eventos e outras ações voltadas aos associados e público em geral, mantém um diálogo constante com os empresários do ramo, que são, além dos consumidores, os atores principais.
Vem crescendo o número de clientes dispostos a investir em marcas que demonstrem responsabilidade social e ambiental, priorizando produtos sustentáveis. Ao mesmo tempo, a experiência do cliente se tornou um elemento decisivo, onde não apenas a qualidade do produto, mas também a interação e o atendimento personalizado são fundamentais para conquistar e manter a fidelidade.
A jornada de compra foi transformada pelo amplo uso dos dispositivos móveis. Hoje, os consumidores comparam preços, verificam avaliações e tomam decisões em tempo real, obrigando as empresas a estarem presentes no unified commerce (unificação e na centralização de todos os canais de uma empresa em uma mesma plataforma.)
A personalização também se destaca como uma demanda crescente. O consumidor moderno valoriza marcas que compreendem suas preferências e oferecem soluções adaptadas às suas necessidades.
Para atender a essas expectativas, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, se torna uma aliada indispensável. Ela tem transformado o comportamento do consumidor ao facilitar decisões de compra e otimizar interações com marcas.
E a IA vai além do consumo digital. No varejo físico, tecnologias como reconhecimento facial e ferramentas que usam dados ajudam as empresas a entender melhor o comportamento do cliente, adaptando vitrines ou promoções para atender às demandas específicas. A IA está redefinindo o consumo, criando um mercado mais dinâmico e interativo.
O consumidor do século XXI é mais exigente e consciente. E quem identificar que o olhar das pessoas, que a presença de alguém do lado de lá do balcão ainda é fundamental para unificar esses laços, está um passo à frente. Empatia e conexão ainda são inerentes ao ser humano. Cabe a nós valorizar essa união entre as pessoas e a tecnologia.
Presidente do Sindilojas Porto Alegre
 

Notícias relacionadas