Samanta Takimi
Com a meta de uma matriz energética 100% limpa até o primeiro semestre de 2025, a Corsan transforma a sustentabilidade em prática e avança no saneamento ambiental no Brasil. Investindo em energias renováveis e soluções como autoprodução de energia, a Companhia fortalece seus pilares ESG e assume um novo padrão de independência energética. Esse compromisso não só reduz nossa pegada de carbono, mas também garante resiliência frente aos desafios climáticos - uma inovação essencial para o saneamento do futuro.
A Corsan tem feito investimentos robustos para alcançar o saneamento sustentável. Esse esforço faz parte da integração das diretrizes ambientais, sociais e de governança em todas as suas decisões estratégicas. Hoje, cerca de 98% da energia consumida pelas nossas unidades já vem de fontes renováveis. Estamos ampliando projetos de Geração Distribuída, como usinas fotovoltaicas, hidrelétricas e de biomassa, além de avançar no pioneiro projeto de Autoprodução de Energia, que irá suprir 85% do consumo da Corsan a partir de 2025.
O projeto de autoprodução de energia, realizado em parceria com a Elera Renováveis, é um marco no saneamento. A partir de janeiro de 2025, o complexo fotovoltaico de Janaúba/MG fornecerá 144 MWp, garantindo que 85% da energia consumida pela Corsan seja gerada de forma limpa e sustentável. A principal vantagem é a independência em relação ao mercado elétrico, reduzindo nossa exposição a variações de preço associadas às bandeiras tarifárias e a fatores como secas, que impactam os reservatórios e ativam usinas termelétricas, mais poluentes.
Além de nos proteger dessas variáveis, a produção própria de energia posiciona a Corsan como referência em práticas ambientais inovadoras, pronta para atender às exigências de regulação e sustentabilidade do setor. Assim, fortalecemos nossa contribuição para a transição energética do Brasil, sem depender de fontes não-renováveis.
Esse investimento é essencial para o futuro da Corsan, garantindo eficiência no uso de recursos naturais e estabilidade energética. Representa nossa visão de longo prazo e nosso compromisso com o meio ambiente e as comunidades que servimos. Afinal, não existe desenvolvimento sustentável sem resiliência - um valor fundamental para o saneamento no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Diretora-presidente da Corsan