Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 31 de Julho de 2024 às 18:03

Ser humano: único ser vivo capaz de poluir

Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást

Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást

Instituto SustenPlást/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Simara Souza
Simara Souza
Imagine você em uma escada rolante que está subindo e algumas pessoas, no contra fluxo, insistem em descer pela mesma escada rolante. Reservando as proporções, vejo desta maneira o que está acontecendo com polêmicas a respeito do plástico no mundo. Enquanto alertamos sobre a importância de adotarmos boas práticas em economia circular, várias pessoas insistem em abolir o uso, como se a poluição não existisse antes dos materiais plásticos ou se a culpa fosse do material. Não é.
A responsabilidade sobre todo o tipo de resíduo que é encontrado em ruas, parques, praias e rios, é do ser humano. Sim! O ser humano é o único ser vivo capaz de poluir.
Ingenuamente, formadores de opinião, professores, social media e meios de comunicação têm atuado como massa de manobra disseminando desinformação.
Grande parte repete o que ouve, sem filtros. Não questionam a veracidade, fontes ou dados científicos. Focam na fonte da matéria-prima e no tempo de decomposição, sem ao menos checar quais são os dados corretos. Como uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade, propõem com rasos argumentos, a extinção do material com os melhores resultados de Análise do Ciclo de Vida.
Toda e qualquer proibição é necessária quando não há conscientização. Quando vemos educadores e formadores de opinião favoráveis à proibição, nos surpreende, pois são os mesmos que deveriam acreditar e ajudar a esclarecer, assim como ocorre em vários lugares do mundo como Japão, Cingapura e Europa. Aliás, os países com maior IDH são os maiores consumidores de plásticos e os que mais destinam adequadamente. Enquanto nos países em desenvolvimento estão os dez rios mais poluídos.
Quando iremos evoluir enquanto e mudarmos nossas atitudes quanto os resíduos que produzimos? Muitos ainda não sabem, mas os plásticos são 100% recicláveis, portanto, valem dinheiro. Se você não quer vender seus plásticos, doe! Há quem viva deles! Lembre-se: não há um só ser vivo neste planeta capaz de poluir, além do ser humano. Pense nisso! Minimize ao máximo seu impacto ambiental. Doe seus resíduos corretamente.
Gerente do Instituto SustenPlást
 

Notícias relacionadas