Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 01 de Julho de 2024 às 18:59

Economia Digital impulsiona empregos e renda

Marice Fronchetti, presidente do Seprorgs

Marice Fronchetti, presidente do Seprorgs

Seprorgs/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Marice Fronchetti
Marice Fronchetti
O cenário dos investimentos em Economia Digital no Brasil projeta uma onda de crescimento em 2024, prometendo não apenas avanços tecnológicos, mas também um impulso significativo na geração de empregos e renda. Segundo pesquisas recentes, os aportes nessa área devem ultrapassar os US$ 60 bilhões até o final deste ano globalmente, 7,2% a mais do que em 2023. Hoje um dos principais motores de emprego no país, a Tecnologia da Informação tem hoje mais de 1,3 milhão de vagas abertas. E as projeções são ainda mais otimistas para 2024, estimando-se a criação de mais de 210 mil novos empregos no segmento.
Um impacto que não se limita ao setor. Afinal, a TI permeia praticamente todos os aspectos da economia, impulsionando a transformação digital em diversas indústrias, o que se reflete em uma expansão significativa do mercado de trabalho como um todo. Estima-se que, até o final de 2024, o Brasil possa gerar mais de 2,5 milhões de novos empregos em diversas áreas, impulsionadas pelo avanço tecnológico.
Dentro desta expansão, o Rio Grande do Sul desponta como um grande beneficiado. Além de integrar o fluxo nacional de investimentos na Economia Digital, nosso Estado destaca-se pelo avanço do projeto Sandbox Regulatório, que visa facilitar a inovação ao permitir que empresas testem novos produtos, serviços e modelos de negócios em um ambiente regulatório simplificado e controlado.
É a oportunidade que muitos negócios inovadores têm de experimentar e desenvolver soluções sem as barreiras tradicionais da regulação burocrática. E esse projeto, ativo em diversas cidades pelo trabalho de vereanças em parceria com o Seprorgs, não só estimula o surgimento de startups e empreendimentos inovadores, como também atrai investimentos para o RS, impulsionando a economia local e criando novas oportunidades de emprego. Ao eliminar parte das incertezas e dos custos associados à conformidade regulatória, o Sandbox torna o RS mais atraente para investidores e empreendedores, incentivando a criação de um ecossistema vibrante de inovação. Em resumo, os investimentos em Economia Digital previstos para este ano representam não apenas uma evolução tecnológica, mas também uma oportunidade única para impulsionar o crescimento econômico em nosso Estado e no país. Mais empresas, mais produtos e serviços, mais empregos, mais renda. Uma economia forte e inovadora. É isso o que buscamos para um 2024 de sucesso real para todos.
Presidente do Seprorgs - Plataforma de Negócios Digitais do RS
 

Notícias relacionadas