Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 20 de Junho de 2024 às 18:36

Chamado à ação para um futuro sustentável

Juliana Beber, gerente sênior de pessoas da ADP Brazil Labs

Juliana Beber, gerente sênior de pessoas da ADP Brazil Labs

Arquivo pessoal/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Juliana Beber
Juliana Beber
Ainda tropeçamos com a falta de responsabilidade com o nosso planeta, e tragédias climáticas como as vivenciadas pelo Rio Grande do Sul no mês passado trazem à tona a falta de compreensão para a gravidade da situação. É preciso convocar os poderes públicos e os cidadãos a mudanças de pensamentos e a ações concretas. Precisamos urgentemente mudar esse cenário. 
A Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabeleceram um plano ambicioso para enfrentar a crise climática global. No entanto, ainda temos baixa aderência da iniciativa privada e da sociedade civil. Isso significa que não se entendeu por completo a urgência e a gravidade da situação. Os riscos de não agirmos rapidamente são enormes: desde impactos ambientais devastadores, como elevação do nível dos oceanos, escassez de recursos, perda de biodiversidade, até consequências socioeconômicas catastróficas.
O letramento climático ajuda todos a entenderem a iminência e a gravidade das mudanças climáticas, assim como suas causas e possíveis soluções. Quanto mais informadas e conscientes as pessoas estiverem, mais empoderadas estarão para tomar decisões e adotar comportamentos sustentáveis no dia a dia. Investir em educação ambiental, tanto para os colaboradores quanto para a comunidade, deve ser uma prioridade para as organizações comprometidas com a sustentabilidade.
Como cidadãos e profissionais, temos um papel fundamental em reduzir nossa pegada ecológica. Isso significa fazer escolhas conscientes, como reduzir o consumo, descartar resíduos de forma responsável, optar por meios de transporte sustentáveis e adotar práticas ecológicas em todos os aspectos da vida. Essa mudança de mentalidade e ações concretas é essencial para reverter a situação crítica em que nos encontramos.
Nesse processo, o meio corporativo deve fomentar escolhas que promovam a conservação e a restauração dos recursos naturais de nossas comunidades. Na ADP, por exemplo, adotamos iniciativas que apoiam o compromisso com emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa, programas de reciclagem, promoção de iniciativas de voluntariado e a integração dos ODSs em nossas estratégias de negócios. Entre elas, a parceria com a Trash-In - que permite a reciclagem de resíduos antes mesmo do descarte final.
Cada um de nós tem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, não apenas neste dia, mas em nossas vidas diárias. Que neste mês, em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, sejamos inspirados a ser mais conscientes, engajados e determinados a construir um futuro sustentável para todas as formas de vida na Terra. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que as próximas gerações herdem um planeta saudável e próspero.
Gerente sênior de pessoas da ADP Brazil Labs communications
 

Notícias relacionadas