Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 10 de Junho de 2024 às 16:02

Desde SC, nossos parabéns aos provedores gaúchos

Amílcar Dellagiustina Lago, presidente da Associação dos Provedores de Internet de Santa Catarina (Apronet)

Amílcar Dellagiustina Lago, presidente da Associação dos Provedores de Internet de Santa Catarina (Apronet)

Apronet/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Amílcar Dellagiustina Lago
Amílcar Dellagiustina Lago
Nos momentos mais desafiadores, como as recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a conectividade torna-se ainda mais uma necessidade vital para as comunidades afetadas. E é justamente em cenários como este, onde conectar significa salvar vidas e negócios, que a importância dos provedores desponta.
Acompanhando os acontecimentos no estado vizinho, não pudemos deixar de notar as muitas elucidações que foram feitas a grandes operadoras, inclusive internacionais. E é claro que o papel destas é importante, mas também não se pode deixar de ressaltar que sua atuação se refere, no atual cenário, principalmente à conectividade móvel, valendo-se de acordos de roaming entre as grandes empresas. Porém a conectividade de casas, empresas, instituições públicas e assistenciais, essa precisa ser por banda larga fixa, fibra óptica, e essa é uma estrutura que tem tido resposta pelos provedores regionais, muitos deles enfrentando condições extremamente adversas, em meio à inundação, à lama, aos escombros, transportando geradores e outros equipamentos em barcos.
A conexão de banda larga fixa, que de fato tem reconectado o Rio Grande do Sul, vem dos provedores. Pequenas e médias empresas que estão fazendo isso nas mais precárias condições, com ajuda de seu próprio ecossistema (provedor colaborando com provedor), e em tempo recorde.
Pelas informações divulgadas pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e pela Associação dos Provedores de Internet do RS (InternetSul), mais de 30% da conectividade de banda larga do RS foi deteriorada pelas enchentes, e é o trabalho dos provedores, seja de barco, de jet ski, a pé, em meio às condições dificílimas, que estão ajudando a recuperar tudo isso.
Faço minhas as palavras do presidente da Abrint, Mauricélio Júnior: os provedores têm sido verdadeiros heróis na manutenção da conectividade no RS. São dezenas de cidades levantadas pela associação local, atendidas por provedores locais, e que desde momentos após as tragédias já puderam contar com as ações solidárias e indispensáveis dos Internet Service Providers - ISPs.
Cenários de crise demandam coragem, bravura, noção de comunidade, proximidade e a força da veia empreendedora que todo provedor de Internet tem. Por isso, tão fundamental quanto a ação destas empresas no atual momento do RS é o reconhecimento de todo o País ao seu esforço, sem o qual com certeza seria ainda mais difícil a recuperação do Estado afetado.
Nossos parabéns aos provedores, gaúchos e demais, que com o espírito ativo de sempre estão vencendo, mais uma vez, em meio a um quadro desafiador. ISPs são força, são conexão, e merecem o máximo respeito.
Presidente da Associação dos Provedores de Internet de Santa Catarina (Apronet)
 

Notícias relacionadas