Daniel Machado
Porto Alegre finalmente está olhando para a Zona Sul. É inegável que os investimentos que foram feitos na revitalização da Orla do Guaíba e todos os seus resultados deram um novo ar para a região. O porto-alegrense abraçou essa área da cidade e é possível projetarmos um futuro ainda mais promissor.
Como empreendedor, através da Pier 36, sei da importância que investimentos públicos e privados têm no desenvolvimento não só de Porto Alegre, mas de qualquer cidade que busca um equilíbrio urbano em todo seu território. A visão em explorar áreas até então voltadas somente para a habitação chega a um novo momento na Capital, com a cidade enxergando uma série de oportunidades na Zona Sul.
Ao longo desses oitos anos acompanhando o dia a dia do mercado imobiliário da região, fica notório o seu crescimento. Sendo uma região geográfica muito grande, há inúmeras e variadas oportunidades de negócios. Ao mesmo tempo, esse novo olhar acompanha uma série de tendências em termos de imóveis residenciais, de contato com a natureza, de prática esportiva e bem-estar.
A Zona Sul tem suas características próprias. Talvez a mais perceptível seja o contato com a natureza e seus espaços públicos que permitem esses momentos. Em sintonia com essa peculiaridade, a prática esportiva tem seu destaque com atividades ao ar livre ou em clubes, com a população cada vez mais buscando bem-estar.
Com essa rotina baseada em convívio social, naturalmente a região foi sendo abastecida por opções de lazer, gastronomia e comércio. Isso é perceptível com a transformação de ruas tradicionais da região, que eram voltadas somente para residências e que hoje recebem pontos comerciais, por exemplo.
Além do investimento do setor de comércio, aos poucos o setor imobiliário também vai modificando a Zona Sul. Isso porque a modernização de condomínios e casas, dão um toque diferenciado à região, que são construídos com o que há de mais moderno nos quesitos de sustentabilidade e tecnologia.
Exemplos como o da Orla do Guaíba, com a população abraçando os espaços e proporcionando mais investimentos privados na região, servem como estímulo para fomentar ainda mais a Zona Sul. E isso é comprovado com o volume e variedade de investimentos que ocorrem atualmente. Há oito anos a Pier 36 acredita na Zona Sul, e seguiremos fomentando essa região fundamental de Porto Alegre.
Sócio e diretor da Pier 36 Imóveis