Cristiano Girardello
Ser reconhecido como cidadão italiano é uma conquista legítima e uma possibilidade concreta para cerca de 25 milhões de brasileiros que são ítalo-descendentes. Só no ano passado, o número de brasileiros reconhecidos como cidadãos italianos cresceu cerca de 10%, segundo dados da Fundação Iniciativas e Estudos sobre Multietnicidade (Ismu). E é nesse contexto que muitas famílias ainda se questionam: quais benefícios há em ser reconhecido como cidadão italiano?
Os benefícios vão muito além de ter um dos passaportes mais poderosos do mundo - e, diga-se, o mais poderoso da Europa. Ser cidadão italiano significa ser, antes de tudo, cidadão da União Europeia, o que permite livre circulação, livre fixação e exercício facilitado de profissões, inclusive regulamentadas, em quase todos os países da Europa.
A cidadania italiana abre portas para que se possa exercer profissões com muito mais facilidade em países diversos do Brasil, mesmo que a formação do cidadão tenha sido aqui. Também permite a facilitação para prosseguimento de estudos (de quaisquer níveis) em países europeus. Pais, por exemplo, que sonham em enviar os filhos para estudar no exterior têm na cidadania italiana uma oportunidade ímpar de agregar competitividade e condições de igualdade deles com os chamados "cidadãos comunitários", que são os cidadãos de países-membros da UE. Isso traz óbvias vantagens financeiras, pois as taxas cobradas pelas universidades europeias são absurdamente menores, quando não inexistentes, para cidadãos da UE.
Outro benefício está nos vistos de negócios para países como os EUA. A cidadania italiana oportuniza a fixação de pessoas em países que possuem vistos de negócios, pois as exigências costumam ser mais brandas para cidadãos de origem europeia. Assim, para quem deseja, por exemplo, montar uma empresa nos EUA, é mandatório o reconhecimento da cidadania.
Além disso, a cidadania italiana resgata o passado, fazendo jus à memória dos antepassados, e reúne as famílias. Ao longo de mais de 25 anos, testemunhamos lindas histórias de encontro e reencontros, de descoberta e regaste das origens e de ressignificação da própria história.
A caminhada para o reconhecimento da cidadania italiana muda para sempre as vidas de quem passa por essa experiência e revivemos essa emoção com cada pessoa que é reconhecida como cidadã italiana aqui no Brasil.
Advogado, coordenador e consultor jurídico da Cidadaniaitaliana.org