Elaborar este artigo especial para o prestigiado Jornal do Comércio, na oportunidade em que mais uma vez nossa instituição tem sua liderança reafirmada na tradicional pesquisa Marcas de Quem Decide, constitui desafio facilitado pelo tema dessa edição: reconhecendo o presente, inspirando o futuro. A melhor palavra para designar a presença da Unimed Federação-RS neste contexto, que destaca a importância das empresas e instituições que ajudam na transformação e no desenvolvimento da sociedade, é "movimento". Trata-se de uma organização em movimento pleno, constante, em linha evolutiva, em todos os sentidos e direções.
Sua atuação continua sendo regida por princípios e valores, tendo propósitos e objetivos, praticando o cooperativismo em sua essência e obtendo um posicionamento institucional-mercadológico que a tornou referência nacional.
Consolida-se como a organização líder do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, cuidando da saúde de um ecossistema composto pelo conjunto das Singulares e pela Unimed Central de Serviços-RS, Uniair, Unicoopmed, Instituto Unimed-RS e Casa da Memória.
No plano administrativo, pratica uma gestão colegiada e participativa. Cabe à Federação-RS atualizar conceitos com vistas à aplicação das boas práticas de gestão em nível sistêmico, garantindo a sustentabilidade do negócio. Essa dinâmica de capacitação constante é abastecida por uma grade extraordinária de eventos, cursos e treinamentos, oportunizando a todas as áreas de trabalho das Singulares o aperfeiçoamento contínuo dos processos. É interessante observar que a pandemia do coronavírus não paralisou esse funcionamento, mas ao contrário ensejou uma rápida adaptação para a modalidade digital, com reuniões e eventos transmitidos online.
Coroando de forma simbólica mais um período de crescimento, a Federação-RS deu início à programação alusiva ao seu cinquentenário, com os "50 anos na estrada, rumo ao futuro", que terá o ponto culminante em junho de 2022.
Esse é um movimento que representa o respeito à história da Federação, homenageando os pioneiros e relembrando as dificuldades, costurando a linha do tempo com as conquistas, e também projetando o futuro, o amadurecimento da organização e seu encontro com a modernidade, simbolizado pelo alinhamento do trabalho e do capital na figura - em construção - da "Pirâmide do Cooperativismo" interligada ao "Edifício do Capital".
A recente criação da Holding RS Empreendimentos S.A., com a participação acionária de todas as Unimeds do Estado, possibilitará investimentos em novos negócios, gerando novas receitas e agregando valor. É o começo de uma nova arrancada.