A CDL Porto Alegre aposta na inovação para fortalecer os negócios de seus associados. O termo, inclusive, é bandeira da gestão de Irio Piva, empossado neste ano. A entidade de seis décadas planejava lançar o Innovar, programa para startups que tenham soluções para o varejo, mas adiou a iniciativa por conta do coronavírus.
Assim que a rotina voltar ao normal, a ideia é que 200 startups sejam selecionadas para a primeira etapa. Ao final do projeto, três serão premiadas e aceleradas. As empresas oferecerão suas soluções para a rede de parceiros da CDL POA - que soma mais de 30 mil CNPJs.
Desde 2018, a startup James Tip, que desenvolve um sistema para análise de estoque, funciona dentro da entidade. O objetivo é que esse hub que pluga as soluções com o varejo fique mais populoso.
Para que o ecossistema da CDL inspire inovação em todos os aspectos, uma nova sede está em fase de acabamento. Funcionará, provavelmente, a partir do segundo semestre, em frente à Praça Osvaldo Cruz, no Centro Histórico da Capital. Ali, as equipes serão divididas por "squads", ou seja, por grupos estratégicos.
"À medida que criamos esse ecossistema, transmitimos a cultura da inovação, pois todos os espaços convergem nisso", ressalta Piva.
Entre as outras iniciativas que aproximam a instituição das novas formas de negócios, estão a promoção de hackatons. O fato de a CDL ser uma das signatárias do Pacto Alegre e uma das fundadoras do Instituto Caldeira, que conecta grandes empresas às startups, também contribui. "No hackaton que promovemos na Unisinos, percebemos que há quatro grupos de demandas do varejo: cultura digital, eficiência operacional, experiência de compra e interpretação de dados", detalha Rafael Guerra, gestor de marketing da CDL POA.
Para estar por dentro desses assuntos, a diretoria participa de eventos de tendências internacionais, como a NRF, em Nova York, e o Web Summit, em Portugal. E passa isso para os associados em forma de conteúdo e eventos. "Antigamente, as pessoas entravam numa entidade para se atualizar. Hoje, com tanta informação, o que justifica uma associação é a inovação. Nosso papel, então, é fazer essa ponte entre o varejista e o que é novo no varejo", diz Maico Renner, superintendente da CDL POA.