Se eu tivesse que resumir toda a minha carreira como empresária, consultora e coach profissional em um único aprendizado, ele seria: invista no seu networking. A tecnologia pode ter mudado imensamente a maneira como nós nos relacionamos com o consumo e serviços, mas é impossível negar que o nosso crescimento e processo decisório seguem tendo grande influência das pessoas que nos rodeiam. Seja qual for o seu nicho de mercado, investir no seu círculo de contatos pode ser o ponto de virada do seu negócio.
Quando em 2009 eu criei a Confraria do Batom, projeto de desenvolvimento voltado exclusivamente ao público feminino, o meu objetivo principal era promover o conhecimento e o relacionamento entre mulheres empreendedoras. Hoje, o projeto conta com 25 mil profissionais de todos os mercados, que fortalecem mutuamente os negócios do núcleo, com atenção voltada às pessoas e ao poder de propulsão entre elas. Isto porque, em um mundo tomado pelo virtual, relacionamentos reais têm o poder de promover oportunidades, e de transformar simples conhecidos, em clientes ou fontes de referência do seu trabalho.
Acredite, se você cultivar boas práticas de relacionamento, a sua rede fará questão de indicar seu trabalho ou contar com seus talentos. Com o olhar adequado, seu networking pode ser palco de parcerias, diferentes áreas de expansão de negócios, além de promover sua visibilidade em núcleos fechados, transformando suas referências em fatores de confiança e consolidação para contornar obstáculos. Um networking produtivo promove sua atualização com um mercado em constante transformação, além de estimular a solução de problemas através de novas interações.
O ideal é procurar um grupo que tenha sentido específico para cada pessoa. As melhores redes de negócios operam com trocas de idéias, contatos e muito suporte. Os pontos de vista e experiências diversas podem ter um valor inestimável para sua empresa ou empreitada, possibilitando acesso a capital humano qualificado, demandas de atendimento e até mesmo investidores. E se tudo isso ainda não for suficiente, é sempre bom lembrar que uma rede de apoio pode fazer toda a diferença no que diz respeito a confiança e estima. Associar-se regularmente a pessoas que olham o empreendedorismo de forma positiva e colaborativa, pode ser um grande incentivo moral, principalmente nas fases iniciais difíceis de um novo negócio. Portanto, indiferente das tendências de mercado, lembre-se: o networking pode sim impulsionar o seu empreendimento ou fazer a sua ideia sair do papel.