Giovanni Jarros Tumelero, diretor-presidente do Jornal do Comércio
É uma satisfação enorme saber que nossos qualificados leitores e leitoras estão recebendo a 26ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio todos os anos.
O trabalho consiste em um levantamento exclusivo e aprofundado sobre mais de 70 setores da economia gaúcha.
É a única pesquisa de amplitude estadual que mede tanto as marcas mais lembradas quanto as preferidas de consumidores gaúchos.
O projeto tem um papel importantíssimo para o mercado, pois traça um verdadeiro panorama de branding das principais empresas do Rio Grande do Sul.
Além de tudo, o Marcas é um projeto alinhado aos princípios do Jornal do Comércio, de produzir informação com responsabilidade e conteúdos exclusivos.
Mais do que isso, a pesquisa está em linha com a história e a proposta do JC desde a sua fundação, de levar ao seu público informação estratégica para os negócios.
O Marcas apresenta para as empresas resultados que refletem diretamente o trabalho realizado ao longo do ano.
A pesquisa, apresentada ao longo das próximas páginas, serve de termômetro para que as companhias possam traçar suas estratégias, a fim de alcançar melhores resultados de marca.
Dessa forma, ao mesmo tempo, o Marcas auxilia investidores e consumidores nas tomadas de decisões.
E, se lembrarmos o que acontece há mais de 25 anos, também podemos dizer que já se tornou um importante indicador da economia do Rio Grande do Sul, mostrando a oscilação e o crescimento das marcas.
Para realizar a pesquisa, contamos com o trabalho da IPO, empresa com mais de 26 anos de experiência no mercado.
É um trabalho pensado nas questões mais importantes para a nossa economia. Isso ocorre em linha com outros produtos do Jornal do Comércio. Um exemplo é o nosso projeto lançado no ano passado, o Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, que fez uma radiografia das principais cadeias produtivas gaúchas.
Valorizando o Interior, viajamos pelo Rio Grande do Sul, realizando cinco eventos regionais, destacando a importância econômica das mais diversas regiões do nosso Estado, com o agronegócio, indústria, comércio e serviços.
Tudo isso sem descuidar do que acontece em nossa Capital, Porto Alegre, onde também estamos atentos à agenda de eventos. Recentemente, tivemos a realização do South Summit, com cobertura ampla do Jornal do Comércio, e, nos próximos dias, ocorrerá o Fórum da Liberdade.
O Marcas de Quem Decide ocorre, então, para somar nesse contexto empreendedor do Rio Grande do Sul.
Quero usar este espaço para, também, parabenizar iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico de Porto Alegre.
Acreditamos no empreendedorismo e no trabalho; na inovação e na competitividade; na tecnologia e na livre-iniciativa como propulsores do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.
Buscamos manter os valores, que trouxeram a empresa até seus 91 anos de história, mantendo sempre o olhar atento ao futuro, de uma empresa moderna, tecnológica e comprometida com a sociedade.
Em breve, lançaremos novos produtos digitais que visam entregar conteúdo de alta qualidade para os nossos assinantes e oportunidades únicas para anunciantes e parceiros do Jornal do Comércio. Tudo isso será divulgado em nosso site (www.jornaldocomercio.com) e em nossas redes sociais.
Faço um agradecimento ao fundamental trabalho
da equipe do Jornal do Comércio, que trilha um caminho consistente com o objetivo de sempre entregar o melhor produto para nossos leitores e anunciantes.
da equipe do Jornal do Comércio, que trilha um caminho consistente com o objetivo de sempre entregar o melhor produto para nossos leitores e anunciantes.
Parabenizo todos os premiados na pesquisa Marcas de Quem Decide pela conquista e por estarem entre as principais marcas do Rio Grande do Sul.
Os dados apresentados neste caderno nos inspiram a continuar oferecendo o melhor de forma local e global.
Uma boa leitura!