Buscando auxiliar no processo de preservação e potencialização da reputação empresarial, Lucas Dalfrancis, fundador e CEO da Notório, agência de estratégia e reputação, compartilha cinco principais dicas sobre o assunto.
1 Entregue o que você promete. O segredo aqui é manter-se fiel ao seu discurso, que também deve ser persistente com a prática. "Nem mais fala, nem mais prática, tem que ser uma gangorra perfeita. Quando dizemos que fazemos algo, mas não fazemos, de fato, é quando começa a surgir o ruído de comunicação que, em seguida, ocasiona uma crise", pondera o especialista.
2 A comunicação é um processo constante. "A vida de um empreendedor ou de um negócio não termina nunca, ela segue em transformação, e o processo de comunicação precisa acompanhar essas mudanças, a história precisa ser perpetuada ao longo dos anos", aponta Lucas.
3 O poder do simbólico na comunicação. Para o especialista, hoje em dia, o público não busca mais por um produto e, sim, por uma experiência, uma conexão com a marca, e é isso que as empresas precisam ter em mente. "A comunicação de uma empresa não é só o site", define.
4 Prevenir é melhor que remediar. O segredo para uma gestão de crise bem feita é a antecipação. "Se machucou, abriu ferida e vai sangrar, então, a gestão de crise funciona como um cinto de segurança."
5 Atenção às práticas de ESG. Estar atento às questões sociais, ambientais e corporativas é, cada vez mais, essencial para manter uma boa reputação empresarial.