Pelotas quer ser exemplo de cidade resiliente

Principal município da Região Sul aprovou Plano de Resiliência para superar adversidades

Por Eduardo Torres

Município trabalha em um projeto de revitalização do Centro pelotense
Em novembro passado, Pelotas aprovou o seu Plano de Resiliência, que organizou toda a rede de monitoramento e de ações preventivas ou de socorro em casos extremos. A colocação em prática dos conceitos aconteceu em maio e os números mostram que a resistência de Pelotas foi exemplar.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

A tradição comercial do maior município da Região Sul

A construção civil reflete a diversificação econômica local. Enquanto Pelotas atrai R$ 30 milhões em investimentos para a expansão do Shopping Pelotas, com previsão de conclusão das obras em 2025, além da corrida dos atacarejos, o governo municipal trabalha em um projeto de revitalização do Centro.
O setor de comércio e serviços respondeu, em 2023, por 21,6% da arrecadação. Pelotas acumula R$ 7,8 bilhões em VAB no setor de Serviços, o maior entre as regiões deste recorte do Estado. "O comércio sustenta muito a cidade, e nós mantemos uma característica própria, com o comércio local e central. Nos próximos anos, projetamos a criação de um centro administrativo no Centro, como parte da revitalização", aponta Paula Mascarenhas.
Em outro ponto da cidade, um dos principais potenciais de atração de investimentos é o Porto de Pelotas, que tem as operações da CMPC como atividade estratégica. As instalações, inclusive, foram incluídas no pacote de aportes da multinacional, assim como as de Rio Grande. A perspectiva, aponta a prefeita, é atrair ainda mais investimentos do setor florestal, especialmente com a abertura da Hidrovia do Mercosul.

A economia de Pelotas

 Entre 2020 e 2021, Pelotas registrou aumento de 13,5% no PIB.
 Comércio e serviços respondem por 21,6% da arrecadação municipal.
 Com 130 empresas, Pelotas tem a maior concentração de beneficiadoras de arroz da América Latina.
 Josapar, Arrozeira Pelotas, Lifemed e Treichel estão entre as maiores empresas de Pelotas.