Município de Caxias do Sul aposta em arborização para capturar gases

Cidade concentra a maior população na região da Serra Gaúcha

Por Eduardo Torres

TÂNIA MEINERZ/JC
Caxias do Sul RS
Conforme levantamento do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases (SEEG), em 2022 – ano mais recente do levantamento –, o recorte do Estado retratado nesta edição do Mapa responde por 16,5% do PIB gaúcho e tem uma das mais baixas contribuições para as emissões de gases do efeito estufa do Rio Grande do Sul. Os 78 municípios da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Vales do Caí e Paranhana emitem 7,85% dos gases de efeito estufa produzidos no Rio Grande do Sul – algo em torno de 8,4 milhões de toneladas (Mt). Por outro lado, a região captura ou neutraliza 12,5% do que emite – 1,07 Mt. Abaixo da média de 14,1% do Estado. Regionalmente, porém, a Região das Hortênsias avança mais rápido, e chega a neutralizar 15,5% do que emite.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Dados de emissões de gases nas regiões e municípios

_ As regiões Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e do Caí emitiram, em 2022, 8,4 Mt de gases do efeito estufa, que representam 7,85% das emissões do Rio Grande do Sul.
_ Caxias do Sul tem o maior PIB da região e o segundo maior do Rio Grande do Sul, e o maior Valor Adicionado Bruto (VAB) Industrial do Estado.
_ O setor de transportes lidera o índice de emissões de gases do efeito estufa na cidade, que também é a que mais captura ou neutraliza as suas emissões na região.
_ Entre as regiões deste Mapa, a das Hortênsias é a que, proporcionalmente, mais neutraliza ou captura suas emissões.
Municípios que mais emitem
_ Caxias do Sul 1,1 Mt
_ Vacaria 548,8 Kt
_ Bom Jesus 517,2 Kt
_ São Francisco de Paula 426,8 Kt
_ Montenegro 306,4 Kt

Municípios que mais capturam
_ Caxias do Sul 100 Kt
_ São Francisco de Paula 73,3 Kt
_ Vacaria 59,3 Kt
_ Bom Jesus 44 Kt
_ Cambará do Sul 38,6 Kt
Fonte: SEEG 2022