De Bento Gonçalves
Está na Serra Gaúcha a mais antiga cooperativa de laticínios do Brasil. E foi justamente o presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums, um dos painelistas do
segundo evento do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul em 2024, na sede do Centro das Indústrias, Comércio e Serviços (CIC), de Bento Gonçalves, no começo da noite de quinta-feira, 15 de agosto. E Thums, mesmo considerando todos os desafios impostos ao setor – agravados com a tragédia climática de maio –, trouxe ao público uma das especialidades da cooperativa originária de Carlos Barbosa, e que hoje tem uma rede de produtores em 130 municípios gaúchos.
"É preciso inovar, e as oportunidades surgem todos os dias, mas só aproveita quem está atento ao mercado. Ocupar o espaço que surge a partir das crises, com novos produtos, que agregam valor, no nosso caso, ao leite e derivados, é fundamental. Se cada um de nós fizer a sua parte e mais um pouquinho, vamos criar os diferenciais para recuperar a economia gaúcha. Porque, mesmo castigado, o Estado continua produzindo resultados", aponta o dirigente.
A Santa Clara, ainda na década de 1950, inovou com a inseminação artificial das vacas leiteiras. Agora, aposta em aprimoramento genético para garantir maior produtividade com mais sustentabilidade, mesmo com um rebanho menor. E, no mercado, tem lançado novos produtos direcionados a públicos específicos como os idosos.
É a criatividade para driblar um cenário que, como aponta Thums, é crítico. Em oito anos, a cadeia leiteira viu despencar o número de produtores de 80 mil para 30 mil no Rio Grande do Sul.
"E com uma crise como essa de maio, as cooperativas são as que mais sofrem. Porque é oferecido crédito, mas os juros consomem todo o resultado. Chega o momento em que este produtor já não tem como buscar mais recursos. É preciso uma política específica, que olhe com carinho para o produtor familiar", acredita o representante do setor cooperativista.
A edição completa do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, abordando as regiões Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e os vales do Caí e Paranhana será pública pelo Jornal do Comércio no dia 22 de agosto.