De Bento Gonçalves
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) liberou, até o momento, R$ 165 milhões em crédito para auxiliar as empresas da Serra Gaúcha depois das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. O recurso deve auxiliar na
retomada econômica do Estado.
A informação é do gerente regional do BRDE para a Serra, José Rafael Wojtowicz, que esteve no segundo evento de 2024 do
projeto Mapa Econômico do RS. O painel foi realizado pelo Jornal do Comércio na quinta-feira, 15 de agosto, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves.
"O BRDE está fazendo a sua parte, junto à comunidade da Serra, para retomar a economia", disse o gerente regional. Ele afirmou, ainda, que na Serra Gaúcha, os desembolsos somam 40% do total liberado pelo banco no Rio Grande do Sul. "Temos investimentos principalmente na área de inovação. Além disso, agora, estamos trabalhando na recuperação das empresas, apoiando com recursos emergenciais e não emergenciais", explicou.
O
painel do Mapa Econômico em Bento Gonçalves discutiu o desenvolvimento das regiões Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e do Caí. Os painelistas foram o empresário
Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina;
Gelsi Belmiro Thums, presidente da Cooperativa Santa Clara; e
Daniel Panizzi, presidente da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura). A mediação foi realizada pelo editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
O Jornal do Comércio produzirá um conteúdo especial que vai circular por todo Estado, nas edições online e impressa do dia 22 de agosto, mostrando as potencialidades para o desenvolvimento de cada região.