{{channel}}
Retomada do RS deve ser plano de Estado, não de governo, diz Capeluppi
Secretário da Reconstrução do RS reforçou a importância do setor privado na retomada
Por Bárbara Lima
De Bento Gonçalves
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Já é assinante? Faça login
De Bento Gonçalves
O segundo painel de 2024 do Mapa Econômico do RS, realizado em Bento Gonçalves na quinta-feira (15), teve a participação do secretário estadual da Reconstrução, Pedro Capeluppi, que avaliou a recuperação econômica e social do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. Para o secretário, é preciso um plano de Estado e não apenas de governo. Além disso, ele considera essencial a participação do setor privado na reconstrução.
Capeluppi explicou que foi pensando nisso que o Palácio Piratini criou o Plano Rio Grande. A iniciativa reúne ações para tornar o Estado adaptado economicamente e resiliente diante das mudanças climáticas. "Essas situações, como a ciência mostra, vão continuar acontecendo. Precisamos nos adaptar, mas isso não é algo que para fazer em apenas um governo. É natural que demore. Por isso, é um plano de Estado. Precisamos de estratégia", ponderou. "Todos os empreendedores que estão aqui e geram empregos são fundamentais para que o Estado possa se recuperar e ser referência para o Brasil e para o mundo", acrescentou.
O secretário ressaltou, ainda, que as medidas que estão sendo tomadas para a reconstrução do Estado passam pelo debate entre diversos representantes da sociedade, como empresários, pesquisadores e outras entidades da sociedade civil. "Temos ações de curto, médio e longo prazo. Temos um comitê cientifico que tem como objetivo trazer todo mundo para o debate de enfrentamento a essa crise climática."
Como principais desafios, elencou a logística e a infraestrutura. "A Região da Serra é conhecida por sua capacidade de produzir. Temos o desafio de melhorar a infraestrutura e a logística da região. Para isso, precisamos de investimento privado", considerou, ressaltando que a concessão das rodovias possibilitou uma resposta rápida para resolver os problemas causados pelas chuvas.
O painel realizado em Bento Gonçalves discutiu o desenvolvimento econômico das regiões Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e do Caí.
Os painelistas foram o empresário Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina; Gelsi Belmiro Thums, presidente da Cooperativa Santa Clara; e Daniel Panizzi, presidente da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura). A mediação foi realizada pelo editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
O Jornal do Comércio produzirá um conteúdo especial que vai circular por todo Estado, nas edições online e impressa do dia 22 de agosto, mostrando as potencialidades para o desenvolvimento de cada região.