Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 19 de Agosto de 2024 às 13:31

Retomada do RS deve ser plano de Estado, não de governo, diz Capeluppi

Secretário estadual da Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi participou de painel do Mapa Econômico do RS na Serra

Secretário estadual da Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi participou de painel do Mapa Econômico do RS na Serra

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Bárbara Lima
Bárbara Lima Repórter
De Bento Gonçalves
De Bento Gonçalves
O segundo painel de 2024 do Mapa Econômico do RS, realizado em Bento Gonçalves na quinta-feira (15), teve a participação do secretário estadual da Reconstrução, Pedro Capeluppi, que avaliou a recuperação econômica e social do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. Para o secretário, é preciso um plano de Estado e não apenas de governo. Além disso, ele considera essencial a participação do setor privado na reconstrução.
Capeluppi explicou que foi pensando nisso que o Palácio Piratini criou o Plano Rio Grande. A iniciativa reúne ações para tornar o Estado adaptado economicamente e resiliente diante das mudanças climáticas. "Essas situações, como a ciência mostra, vão continuar acontecendo. Precisamos nos adaptar, mas isso não é algo que para fazer em apenas um governo. É natural que demore. Por isso, é um plano de Estado. Precisamos de estratégia", ponderou. "Todos os empreendedores que estão aqui e geram empregos são fundamentais para que o Estado possa se recuperar e ser referência para o Brasil e para o mundo", acrescentou.
O secretário ressaltou, ainda, que as medidas que estão sendo tomadas para a reconstrução do Estado passam pelo debate entre diversos representantes da sociedade, como empresários, pesquisadores e outras entidades da sociedade civil. "Temos ações de curto, médio e longo prazo. Temos um comitê cientifico que tem como objetivo trazer todo mundo para o debate de enfrentamento a essa crise climática."
Como principais desafios, elencou a logística e a infraestrutura. "A Região da Serra é conhecida por sua capacidade de produzir. Temos o desafio de melhorar a infraestrutura e a logística da região. Para isso, precisamos de investimento privado", considerou, ressaltando que a concessão das rodovias possibilitou uma resposta rápida para resolver os problemas causados pelas chuvas.
O painel realizado em Bento Gonçalves discutiu o desenvolvimento econômico das regiões Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e do Caí.
Os painelistas foram o empresário Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina; Gelsi Belmiro Thums, presidente da Cooperativa Santa Clara; e Daniel Panizzi, presidente da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura). A mediação foi realizada pelo editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
O Jornal do Comércio produzirá um conteúdo especial que vai circular por todo Estado, nas edições online e impressa do dia 22 de agosto, mostrando as potencialidades para o desenvolvimento de cada região.

Notícias relacionadas